SP quer vacinar 762 mil meninas contra vírus do ‘câncer de útero’

Em Monte Alto, todos os postos de Saúde possuem a vacina

Vacina será aplicada no seguinte público alvo: meninas entre 9 a 11 anos, crianças indígenas 
com idade entre 9 e 13 anos, além de garotas e mulheres com Aids com faixa etária entre 9 a 26 anos

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou na segunda-feira, 9 de março, a primeira etapa da campanha de vacinação para proteger meninas entre 9 a 11 anos de idade contra o papilomavírus humano (HPV), vírus que pode causar câncer de colo do útero. A vacina também será oferecida para a população indígena feminina com idades entre 9 a 13 anos, além de garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, com faixa etária entre 9 a 26 anos.
A meta estadual é imunizar, até o dia 31 deste mês, 762,1 mil crianças com idades entre 9 a 13 anos (incluindo público indígena), que respondem por 80% das meninas nesta faixa etária no Estado e 6,6 mil garotas  e mulheres portadoras do vírus HIV com idade entre 9 a 26 anos (veja dados regionais abaixo).
Postos de saúde em todo o Estado estarão abastecidos com a vacina contra HPV para aplicação da primeira dose. Em Monte Alto, todos os postos de Saúde possuem a vacina.
Para as meninas entre 9 a 11 anos e para o público feminino indígena com idades entre 9 a 13 anos, o esquema vacinal compreende mais duas doses aplicadas num intervalo de seis meses (segunda) e de 60 meses (terceira) com relação à primeira tomada. Já as garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, com idade entre 9 a 26 anos, devem tomar mais duas doses num intervalo de 2 meses e de 6 meses com relação à primeira aplicação.
“O papilomavírus humano é um vírus capaz de causar lesões de pele e mucosas e, quando não tratado corretamente pode evoluir para casos de câncer de útero. Já a eficácia da vacina a ser aplicada é superior a 95%. Ao alcançar uma elevada cobertura vacinal entre a população-alvo, observaremos, consequentemente, uma maior proteção contra a incidência do câncer de colo de útero”, afirma a médica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

 

 

 

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no