Os amantes de boa música terão uma tarde repleta de canções cativantes na Praça Central, com a realização da edição especial do evento ‘Jazz no Coqueiro’, que terá início às 16h do sábado, 19 de agosto.
Idealizado pelo grupo montealtense Barranco Trio (foto), criado em 2013 pelo baterista Silas Henrique, pelo guitarrista André Pastre e pelo baixista Edimar Rodrigues, o movimento teve início em meados de 2014, com o objetivo de difundir a música instrumental em Monte Alto e ocupar os espaços públicos com suas apresentações.
“Com a ajuda de uma tomada ‘esquecida’ em um poste na Praça Central, começou o nominado ‘Jazz no Coqueiro’. Durante estes oito anos de apresentações recebemos músicos de outras cidades e tocamos em outras praças de Monte Alto e da região com o auxílio de um gerador à gasolina”, comenta o guitarrista do Barranco Trio, André Pastre.
Pastre também diz que o projeto possibilitou que o grupo participasse de festivais nacionais, em grandes centros, e internacionais.
Além disso, ele conta que o Barranco Trio gravou seu primeiro álbum autoral, intitulado ‘Interior’, iniciativa da qual surgiram oportunidades para se apresentarem em turnê pelo estado de São Paulo, como no Museu Casa de Portinari, em Brodowski; na Avenida Paulista; no festival Jazz no Limoeiro na Rabeca Cultural, em Campinas, dentre outros locais.
O evento terá uma programação musical voltada para todos os públicos, e trará, àqueles que estiverem presentes, a união de três projetos que compartilham da mesma paixão pela música e pela valorização do Jazz e da música instrumental.
Com a premissa de trazer o autêntico Jazz raiz, o Jazz na Kombi, de São Paulo, junto com seu espírito leve e ousado, busca interferir na paisagem sonora, de modo a atrair aqueles que estiverem passando pelo local com uma proposta musical muito consistente e inesquecível.
Música instrumental original e envolvente será apresentada pelo grupo que deu origem ao evento, o Barranco Trio, que, além disso, levará os ouvintes a uma verdadeira viagem sonora.
A Cultura Sonora de Cláudia Parra, de Ribeirão Preto, também entra para a lista de atrações. Doutora em Letras e grande entusiasta da pesquisa musical, Cláudia oferecerá uma perspectiva única sobre as músicas já conhecidas pelas pessoas.
“A música instrumental é vista muitas vezes como algo elitista e é justamente isso que tentamos desmistificar, a música instrumental é para todos, somos o exemplo disso, três rapazes filhos da classe operária tocando música instrumental”, explica André.
O guitarrista ainda conta que o grupo deixou o ‘Jazz no Coqueiro’ em segundo plano para focar na disseminação do trabalho do Barranco Trio nos diversos eventos dentro e fora do país, mas que “será uma alegria tocar por aqui novamente.”
André finaliza dizendo: “Rodamos o estado, por vezes o Brasil e até o exterior em algumas ocasiões. Desenvolvemos muito do nosso som por aqui, temos muito a agradecer a muitas pessoas de Monte Alto. Nosso muito obrigado vem com a nossa vontade de tocar da melhor maneira possível.”