Pela primeira vez na história política local, a seleção de estagiários deixa de ser por indicação política, mudança possibilitada por meio de regulamentação em Decreto Legislativo nº 007 de 23 de maio de 2023.
Segundo o presidente e vereador Prof. Thiago Cetroni, muitos desses cuidados com a contratação dos estagiários, apesar de parecerem novidade, estão prestes a completarem quinze anos. “A Lei nº 11788/2008, também conhecida como Lei do Estágio, já trata sobre a necessidade de garantir a oportunidade dos profissionais de aprimorar seus conhecimentos em um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, explica.
Para Thiago, todas estas mudanças legislativas apresentadas recentemente culminarão em uma política mais participativa, transparente e capacitada. “Garantindo que os ingressos destes jovens sejam baseados em critérios profissionais e não por indicação, favorecimento ou promessa política, reforçamos um cenário não apenas de profissionalização dos serviços prestados à comunidade, como também de igualdade aos estudantes que buscam oportunidade e aprendizado. Estes favorecimentos não estão mais presentes em nossa Casa de Leis, mas nosso trabalho é garantir que isso não mais ocorra no futuro da nossa cidade. Os vereadores da atual legislatura compartilham desta minha preocupação e, por meio do diálogo, foi possível que fizéssemos esses importantes ajustes”, finaliza o presidente.
Critérios para inscrição e remuneração
Podem se inscrever pessoas matriculadas em seguintes cursos de nível superior: Administração de Empresas, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Empresarial, Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Negócios Empresariais, Direito, Educação Artística, Biblioteconomia, Ciências Políticas, História, Letras, Museologia e Pedagogia, todos a partir do primeiro semestre, ou seja, não é necessário que o candidato esteja concluindo a sua graduação.
Os selecionados cumprirão 30 horas semanais de atividade, divididas em 6 horas diárias, e receberão Bolsa Auxílio no valor de R$ 1 mil, além de R$ 200 em Auxílio Transporte, mensalmente.
Como se inscrever
As inscrições foram abertas às 12 horas do dia 8 de agosto e seguem até o próximo dia 23, pelo site do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola -, no link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/processos-seletivos/publico.
Assim como as inscrições, as provas são realizadas remotamente, via on-line. O edital completo está disponível no site da Câmara Municipal.