Foram iniciadas, na última sexta-feira, 21, as atividades da Escola do Legislativo, iniciativa que faz parte do plano de trabalho traçado pela mesa diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Thiago Cetroni.
A Escola tem por objetivo oferecer aos parlamentares subsídios para a identificação da missão do Poder Legislativo; estreitar a aproximação entre a Casa de Leis e a comunidade, por meio de projetos de educação política e de mecanismos de participação popular; desenvolver programas de ensino, como cursos e palestras, visando a formação e qualificação dos vereadores, servidores e da população.
Realização de eventos, seminários, pesquisas, publicações, encontros e parcerias; incentivar, por meio do museu ‘José Zacharias de Lima’, da Câmara, a realização, elaboração e desenvolvimento de projetos no que tange a história política do Poder Legislativo, além de eventos culturais, também estão entre suas metas.
Na ocasião, houve o treinamento ‘Equipes e Cooperação’, ministrado pela professora Fernanda Onório Fernandes, do Senac de Jaboticabal, que contou com a participação, além das estagiárias e servidores, dos vereadores, vice-presidente da Casa, Donizete Morelli, primeiro e segundo secretários, Paulo Carello e Thiago Durigan.
“O treinamento foi pensando no desenvolvimento técnico-relacional-profissional dos servidores e estagiárias, de uma equipe mais engajada”, salienta Thiago Cetroni.
Para tanto, a professora estimulou uma apresentação individual de cada um dos membros do Legislativo presentes, além de promover uma dinâmica de cooperação entre as equipes formadas ao longo das atividades.
A Escola do Legislativo conta, como diretora, com a servidora Glenda; como coordenadora, Maiare, e como secretária, a servidora Débora.
“A Escola do Legislativo é mais um passo dado em favor da renovação da Câmara Municipal, possibilitando o surgimento de ideias inovadoras decorrentes da aproximação da sociedade ao poder público, que será, sem dúvida, ampliada por meio dos encontros e debates”, conclui Cetroni.