O município recebeu, na tarde da última quarta-feira, 5, a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, para um evento realizado no Cine-Teatro Municipal.
Na ocasião, ela apresentou linhas de crédito do Desenvolve Mulher, que foram disponibilizadas pelo governo de São Paulo que, juntas, totalizam R$ 50 milhões, visando atender micro e pequenas empresas que são administradas por mulheres – com exceção das micro empreendedoras individuais (MEI).
Mulheres administradoras de empresa terão à disposição um crédito pré-aprovado de até R$ 200 mil. Além disso, caso haja a liberação de financiamento para compra de equipamentos ou reforma de comércio, 30% desse recurso poderão ser destinados ao capital de giro para impulsionar o negócio, por exemplo.
Os recursos ofertados integram a carteira de crédito do Desenvolve SP, e foram apresentados pela consultora Luiza Sato. A iniciativa é uma instituição financeira do governo estadual que oferece opções de financiamento voltadas ao crescimento de empreendedores, como na aquisição de equipamentos, modernizações e ampliações.
A prefeita Maria Helena Rettondini esteve presente no encontro e agradeceu a presença da secretária, além de destacar a importância do empreendedorismo feminino.
A linha Desenvolve Mulher conta com juros a partir de 4% a 6% ao ano, mais a taxa Selic. A empresa, para ser elegível ao crédito, deverá ser administrada por uma mulher. A Desenvolve SP também poderá consultar a classificação de risco da empresa.
Outra linha de crédito disponível é o Desenvolve Mulher Sustentável, que oferece taxas menores para o financiamento de projetos de sustentabilidade, como a compra e instalação de placas solares, melhorias no sistema de iluminação – energia fotovoltaica –, substituição de equipamentos movidos a combustíveis fósseis para dispositivos de energia limpa, bem como iniciativas de eficácia energética em geral.
Os financiamentos podem ser contratados com juros de 2% a 4% ao ano, com acréscimos da Selic. O Sebrae Aqui Monte Alto, localizado no Paço Municipal, está disponível para aqueles que tiverem dúvidas.
“Estamos atuando fortemente em nossa secretaria para garantir a autonomia financeira das mulheres do nosso estado. E essa linha de crédito vai de encontro aos nossos propósitos ao contemplar as empreendedoras de São Paulo”, afirma Sonaira Fernandes.