A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, durante a 92ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 19, o Projeto de Lei nº 54/2023, que autoriza o Executivo a tombar o Jardim Japonês, e o PL nº 55/2023, que autoriza o tombamento dos antigos bancos de concreto instalados na Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima.
Ambos os textos são de autoria do vereador José Cláudio Inforçatti, ‘Bicudo’. Nos projetos, ele aponta os objetivos do tombamento, que visa promover a proteção e preservação do Patrimônio Público, Histórico e Cultural, e reconhecer a importância da continuidade do patrimônio na história de Monte Alto.
“O Jardim Japonês foi criado em 2015 e idealizado pelo senhor Kogi Fugita e família. Já os 45 bancos antigos de concreto, que servem de descanso em meio às calçadas arborizadas na Praça, são de 1962 a 1964”, destaca o parlamentar.
‘Bicudo’ também lembra que, segundo a Constituição, é competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios proteger os documentos, obras e demais bens de valor histórico, artístico e cultural, monumentos, paisagens naturais relevantes e sítios arqueológicos.