A secretaria estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo articulou, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, linhas de crédito que totalizam R$ 50 milhões para atender micro e pequenas empresas administradas por mulheres. Os recursos integram a carteira de crédito da Desenvolve SP, agência de fomento do Governo de São Paulo.
“Estamos atuando fortemente em nossa secretaria para garantir a autonomia financeira das mulheres do nosso estado. E essa linha de crédito vai de encontro aos nossos propósitos ao contemplar as empreendedoras de São Paulo”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.
Segundo o estudo “Perfil da Mulher Paulista: demografia, escolaridade, trabalho e renda”, realizado em fevereiro pela Fundação Seade, as mulheres do Estado de São Paulo representam 33% dos empregadores, sendo 369 mil de 1,1 milhão com pelo menos dois empregados. Já 38% das trabalhadoras são por conta própria, somando 337 mil, e 91% possuem empreendimento formal.
Protagonismo Feminino
A linha Desenvolve Mulher tem juros a partir de 4% até 6% ao ano, mais a taxa Selic. Para ser elegível ao crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. Além disso, a Desenvolve SP poderá consultar a classificação de risco da empresa.
Mulheres administradoras de micro e pequenas empresas contarão com crédito pré-aprovado de até R$ 200 mil. Além disso, na hipótese de liberação de financiamento para compra de equipamentos ou reforma de comércio, por exemplo, 30% desse recurso poderão ser destinados a capital de giro para impulsionar o negócio.
A segunda linha de crédito é a Desenvolve Mulher Sustentável. Ela conta com taxas ainda menores para o financiamento de projetos de sustentabilidade, como compra e instalação de placas solares, melhoria de sistema de iluminação (energia fotovoltaica), substituição de equipamentos movidos a combustível fóssil por dispositivos com energia limpa, além de projetos de eficiência energética em geral. Os financiamentos podem ser contratados com juros entre 2% e 4% ao ano, acrescidos da Selic. O lançamento da ação acontece em 5 de julho, no Centro Cívico e Cultural e contará contará com a presença da secretária, Sonaira Fernandes.