Por Tilt Uol
O Pix agilizou as transferências rápidas, mas facilitou também a vida de quem vive aplicando golpes. Através do sistema de pagamento, os estelionatários conseguem colocar as mãos no dinheiro muito mais rápido, seja sacando ou fazendo movimentações financeiras. Isso impede a vítima de perceber a cilada e pedir o cancelamento da operação.
O que muita gente pergunta ao ser vítima é: “Dá para ter o dinheiro de volta?”. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a resposta é: depende. Já advogados especialistas em direito digital consultados por Tilt dão outra visão: é possível, mas considerando certas condições.
Para a associação de instituições financeiras, cada banco “tem sua própria política de análise e devolução, baseada em análises individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas”.
Segundo a Febraban, os bancos investem até R$ 3 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança.
Caí no golpe e passei dinheiro pelo Pix; o que devo fazer?
Já advogados consultados pela reportagem orientam vítimas a seguir a seguinte lista de orientações:
- Comunicar o banco para o qual o dinheiro foi enviado e pedir o bloqueio da quantia;
- Avisar o banco no qual é correntista e solicitar o congelamento dos fundos;
- Fazer um boletim de ocorrência;
- Entregar o B.O. aos bancos e pedir pelo procedimento de ressarcimento.
Antes de efetivar uma transferência via Pix, o sistema mostra:
- nome completo;
- banco;
- alguns dos números do CPF ou CNPJ do destinatário — em alguns casos, a chave Pix é o próprio CPF.
Essas informações ficam salvas no comprovante virtual da transação e são essenciais na hora de fazer a denúncia e tentar reaver o dinheiro.
O primeiro e segundo passos precisam ser executados rapidamente e podem ser por telefone. Se a vítima entrar em contato com o banco para onde o dinheiro foi, a instituição pode bloquear a movimentação e impedir outras vítimas de caírem no golpe. Caso o dinheiro ainda esteja na conta, fica mais fácil recuperar o valor transferido. Depois disso, é preciso procurar a Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência.
Com o B.O., a vítima deve entrar em contato com o seu banco e verificar qual o procedimento para tentar reaver seu dinheiro.
Esse procedimento varia segundo a instituição bancária. Geralmente, é necessário que a vítima vá até a agência em que tem conta e preencha um documento informando ter sido vítima de um golpe e entregue uma cópia do B.O.
Após análise interna, o banco informará se fará ou não a restituição. Caso a resposta seja negativa, a vítima pode ainda ingressar com uma ação judicial para tentar recuperar o dinheiro perdido.