Técnicos da USP iniciam estudos sobre tremores

Três estações de medição foram instaladas em Monte Alto para investigar as causas dos impactos
Estações de medição foram instaladas próximas ao locias de maior ocorrência (Foto: assessoria municipal)

Nesta semana, técnicos do Instituto de Autonomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP de São Paulo estiveram na cidade para a instalação de três estações de medição sismológica, que trarão dados importantes para investigar as causas de tremores registrados no município no mês de março.

Na ocasião, a equipe, que é composta pelo professor Dr. Marcelo Assumpção e o engenheiro Luiz Galhardo, foi recepcionada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pela Defesa Civil.

As estações serão monitoradas pelos próximos três meses e foram instaladas próximas aos maiores locais de ocorrências de tremores.

Nesta sexta-feira, 26, a equipe realizará palestra, online e presencial, na sala de reuniões da Secretaria de AGricultura e Meio Ambiente, à partir das 11 horas, para esclarecer o fenômeno dos tremores no Brasil, no estado de São Paulo e na cidade de Monte Alto, com explanação sobre a linha de pesquisa que está sendo realizada.

Os abalos sísmicos registrados em Monte Alto chegaram a 2.0 e 2.2 de magnitude na escala Richter e, à epóca, Assumpção afirmou que tais magnitudes são muito pequenas e não devem ser motivos de preocupação. “Não é possível prever a evolução da atividade sísmica, mas no interior de São Paulo muito raramente os tremores passam de 3,5 e mesmo assim não há risco de danos importantes”, ressaltou o professor.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no