Na última segunda-feira, 8, o Conselho Tutelar de Monte Alto lançou a campanha ‘Maio Laranja’, que alerta sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa conta com ações de conscientização e prevenção que visam chamar a população e a rede de proteção a se engajarem nesta campanha.
As ações vão desde cartazes colados em unidades de saúde, escolas, projetos e outros locais de atendimento à população, bem como a participação de conselheiros tutelares no Desfile Cívico conscientizando a população.
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração e abuso sexual infantil. De acordo com as estatísticas, a cada hora três crianças são abusadas no país, e cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos. Estima-se que menos de 10% dos casos chegam ao conhecimento da polícia e demais políticas públicas, o que agrava ainda mais o cenário.
Além disso, 80% dos casos acontecem no ambiente familiar e, na maioria deles, os abusadores são homens e conhecidos da vítima.
Existem vários sinais de que uma criança ou adolescente está sofrendo violência sexual, os principais são: hematomas e fraturas constantes, mudanças bruscas de comportamento, mudanças no padrão de alimentação e sono, atrasos no desenvolvimento e demonstração de medo de algum parente ou adulto próximo.
As autoridades ressaltam que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia – inclusive aos fins de semana e feriados.