A APAE de Monte Alto deu início a uma formação voltada à equipe interna de profissionais, como iniciativa do mês da conscientização sobre autismo.
A capacitação tem como objetivo apresentar os benefícios trazidos pela Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a inclusão escolar e também no desenvolvimento das crianças atípicas. Ministrada pela especialista na ABA, Isabella Debiaji Matheus, que há dez anos trabalha na área de inclusão, a formação abordou em sua primeira aula o tema ‘Comportamento humano/Introdução à análise do comportamento’.
O próximo encontro dos profissionais será no dia 22 de maio, e trará aos participantes um debate acerca dos ‘Princípios da análise do comportamento (esquema de reforçamento)’. Em 16 de junho, a formação contará com o tema ‘Como avaliar um comportamento?’. No dia 21 de agosto, a capacitação retorna com uma discussão sobre ‘Manejo de comportamento inadequado’.
Em 19 de setembro, os profissionais serão apresentados às maneiras de como ‘Trabalhar questões sensoriais’. Já o dia 23 de outubro será reservado ao tema ‘Programas de ensino’. E, por fim, no dia 20 de novembro, a formação se encerra trazendo ‘Evidências (registros e gráficos)’.
A entidade enfatiza que “A motivação dos profissionais presentes em nossa área, vem dos resultados que buscamos alcançar através de cada vez mais informações para melhor formação.”