Anualmente, a campanha Maio Amarelo é promovida com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A mobilização alerta, especialmente, para atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, o risco de usar celular ao volante e dirigir alcoolizado, e a importância de usar cinto de segurança.
A primeira edição do movimento foi realizada em 2014, baseada em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que estabeleceu a década entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Em 2023, a campanha Maio Amarelo está comemorando dez anos e será patrocinada novamente pela CNT Sest Senat e Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV), com o apoio do Governo Federal, através dos Ministérios do Transporte e das Cidades. Este ano, o tema central é “No trânsito, escolha a vida”, buscando uma reflexão sobre as escolhas que devem ser feitas no trânsito.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente, discutir o tema e engajar-se em ações referentes ao trânsito.
A Segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito, entre 2021 e 2030, tem como meta a melhoria da segurança viária, a redução dos casos de excesso de velocidade, o uso de equipamentos de segurança obrigatórios e conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas e de celular ao volante.