De autoria do presidente da Câmara Municipal, Thiago Cetroni, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2023, que concede a Láurea ‘Troféu Dr. José Rodrigues’ a José Augusto Nascibem.
A honraria, que será entregue em sessão solene, recebeu parecer favorável dos parlamentares durante a 80ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 20.
Segundo o projeto, o homenageado, além de célebre cidadão montealtense, também é um pai excepcional para os filhos Flávio Rafael Nascibem e Fábio Gabriel Nascibem. José Augusto vive junto com sua companheira Isabel Cristina Pires, há mais de 20 anos.
Nascibem começou sua trajetória pelo curso de Técnico em Contabilidade. Graduou-se como professor em Educação Física na instituição Moura Lacerda, de Jaboticabal e concluiu o curso de massagem oriental, oferecido pela Associação de Massagem Oriental do Brasil (AMOR), em São Paulo, além de ter se formado em instrutor de Yoga, pela União Nacional de Yoga do Rio de Janeiro. Sua última conquista acadêmica veio, por fim, quando encerrou os estudos em Medicina Energética – Acupuntura, por meio da Escola Técnica de Reabilitação Física, de Ribeirão Preto.
Em sua carreira profissional, trabalhou na empresa Indolma, passou pela Cooperativa de Laticínios COONAI – Cooperativa Nacional Agro Industrial – e, finalmente, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), onde atua há 45 anos e exerce o cargo de Técnico em Gestão.
Foi o primeiro professor da terceira idade de Monte Alto, ministrando aulas para os idosos do MIMA, por intermediação da Academia Esporte & Vida, onde, também prestava orientações aos alunos nos exercícios e alongamentos, bem como promovia aulas de ginástica localizada.
Durante cinco anos trabalhou com massagem oriental; ao longo de 20, atuou ministrando aulas de Yoga aos sábados, além de realizar atendimentos de acupuntura há 25 anos.
Iniciou, em 1979, neste semanário, como um dos primeiros colunistas sociais da cidade. Colaborou também na elaboração de revistas, como as que foram produzidas por Mariangela Souza e Tereza Marino. Ao longo de seis anos, por intermédio do Dr. Carlos Augusto Nunes, José Augusto escreveu no Imparcial a coluna de Esportes e demais matérias como o Painel de Pensamento e Humor.
No ano de 1980, ingressou na Rádio Cultura AM, com o Plantão Esportivo semanal, produzindo diversas reportagens externas, o primeiro a realizar tal feito.
Produziu e publicou quatro livros que, apesar de enxutos no tamanho, são ricos em seus conteúdos. Quando convidado a produzir um trabalho jornalístico em vídeo para documentar uma partida de futebol, Nascibem teve a ideia de utilizar do mesmo método para concretizar a documentação histórica e local de Monte Alto.
Em 1988, com auxílio de seu amigo, Adauto Troleis da Silva, e, posteriormente, de seu irmão, ‘Bidjula’, José Augusto conseguiu iniciar gravações que integram, hoje, o acervo de seus canais nas mídias digitais, seja no Facebook, Instagram, ou YouTube, todas intituladas com seu nome completo, sem pseudônimo. Atualmente, ele conta com mais de 1.800 vídeos publicados, com mais de 800 mil visualizações e cinco mil inscritos em seu canal. “As suas produções audiovisuais são magnificas e impecáveis, não somente pelos vídeos em si, mas, principalmente, pela benfeitoria cuja qual o munícipe realiza disponibilizando suas obras, sem almejar qualquer retorno lucrativo sobre elas”, salienta o parlamentar. “Pelo contrário, todo o seu trabalho nesse sentido fora feito por puro amor e ternura para com a cidade a qual crescera. É visível que as produções de Nascibem são de suma importância para constituir conjunto de memórias da nossa celebre Monte Alto”, concluiu Thiago Cetroni.