Buscando soluções, sobrepor desafios, transpassar as fronteiras que nos dividem e encontrar a mão amiga para ajudar na travessia da coisa pública, em especial nos setores da cultura, esporte, turismo, educação, o Consórcio Público é um instrumento de cooperação entre entes da Federação.
E assim sendo, na quarta-feira, 8 de fevereiro o Consórcio Culturando, conduzido pelo seu presidente Antônio Luiz Noli esteve acompanhando por prefeitos, vereadores, gestores, públicos, artistas das cidades de Américo Brasiliense, Jaboticabal, Monte Alto, Santa Lúcia, Severínia, Ubatuba, Vista Alegre do Alto, Rincão e Juquitiba esteve na Secretaria de Estado da Cultura apresentando propostas que vão ao encontro da busca de mais investimentos, acessos e avanços para o setor cultural no Estado de São Paulo.
Entre as propostas apresentadas na ocasião, destaca-se a proposta para que aumente o valor que o estado destina para o PROAC/ICMS e que prefeituras de até 50 ou 100 mil habitantes possam ser proponentes no PROAC/ICMS, exclusivamente para projetos de construção, reforma ou ampliação de equipamentos culturais, similar ao que já acontece na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, por exemplo.
Será um grande incentivo para o surgimento de novos espaços públicos, equipamentos culturais que são tão escassos no interior paulista. A prefeitura tem mais experiência para esses tipos de projetos e maior possibilidade de captação, e até mesmo, de terminar a obra caso não se concretize a captação total dos recursos.
A Secretaria de Estado da Cultura, acolheu com muito entusiasmo as propostas apresentadas pelo Consórcio Culturando e combinou-se um diálogo permanente entre o Consórcio e Secretaria para os estudos, encaminhamentos e viabilidades das propostas apresentadas. Todas as propostas protocoladas na reunião, na íntegra, podem ser acompanhadas nas redes sociais do Consórcio Culturando.