Neste ano e no mês de seu aniversário, Monte Alto se alegra e se alegrou com as festividades dos 135 anos. Programação imensa, eventos diversos e toda população se animou.
No dia 14 de maio, sábado, as “Meninas de Ontem” estiveram visitando a Escola Raul, a Igreja do Senhor Bom Jesus, a Escola Zacharias. Surpresas mil entre um abraço e outro, fotos onde reunidas pudemos nos ver em conjunto: e como estávamos bonitas.
Outro dever e como devota eu estive no Mausoléu da Menina Izildinha para rezar e agradecer a Ela todas as graças recebidas.
Por todos os anos e pelo seu dia, Izildinha é visitada para os agradecimentos de seus devotos.
Menina Izildinha, o “Anho do Senhor”, nasceu em 17 de junho de 1897 numa aldeia portuguesa. Izildinha carinhosa e amiga só tinha palavras de bem para amigos e parentes. E passados anos, ela se despede desse mundo em 24 de maio de 1911. Em 1950 seu corpo fora exumado e tudo se encontrava perfeito: as vestes e flores. Após sua morte, milagres aconteciam diariamente. Seu corpo inerte, em urna fechada, vem de Guimarães, em Portugal para o Cemitério São Paulo e de lá para Monte Alto. Seu Mausoléu, ali na praça, guarda Izildinha desde 08/03/1958 e permanece ali até nossos dias. Seu nome Maria Izilda, lindo como ela, foi também nome de muitas crianças que nasceram desde aquela época.
Orações, poesias, cânticos foram compostos e escritos por montealtenses que, devotos à esta Menina, o “Anjo do Senhor”, são agradecidos e a ela recitam o terço, cantam, oram com muito fervor. Nosso povo que a ama, realiza no mês de junho a Novena em sua honra, que acontece há 31 anos. E com muita fé e alegria, os fieis traduzem este prazer em estar ali defronte a sua imagem no Mausoléu para, em preces e cantos saudá-la sempre. Este mesmo povo que reza e clama por Izildinha, divulga as graças concedidas por Ela, para que seja Canonizada brevemente. Romarias chegam até a morada do “Anjo do Senhor” para, em visita com Fé, agradecer todas as graças alcançadas e dar depoimentos. Esta devoção move milhares de pessoas ao Mausoléu todos os anos.
E nós, pessoas devotas à Ela, rezamos para que o “Anjo do Senhor” nos proteja, nos abençoe, nos dê saúde em nossa vida. Ela viveu somente 14 anos, mas mesmo enferma, morreu sorrindo – pediu a Jesus e Maria que cobrisse de bênçãos diminuindo o sofrimento daqueles que, nos momentos difíceis, invocando vosso abençoado Nome. De muita tristeza para todos foi o dia 24 de maio de 1911, data de sua morte.
E “Monte Alto te ama, te agradece, porque pela tua presença, nós crescemos na Fé”.
Saudade de Dona Hilda Damasceno, do Sr. Edgar Parada, e de todos que lá dos Céus rezam com a Santa, aliviando a dor que sentimos nesta Terra de meu Deus.
E mesmo dos Céus, Menina Izildinha “permanece conosco para nossa alegria, transmitindo para todos: paz, saúde, harmonia”.
– Viva a “Menina Izildinha!”
– Viva o “Anjo do Senhor!”