AVC (Acidente Vascular Cerebral) mata 100 mil pessoas por ano no Brasil

Medicamentos podem impedir mortes e sequelas se usados em até quatro horas. Corrida e caminhada marcam dia de combate ao AVC

Medicamentos podem impedir mortes e sequelas se usados em até quatro horas.

Corrida e caminhada marcam dia de combate ao AVC

 

 

 

                O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.
                  Estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles. Mas a boa notícia é que o problema pode ser evitado, pois as causas que levam o indivíduo a sofrer um AVC como hipertensão, colesterol, tabagismo e sedentarismo são conhecidas e felizmente podem ser tratadas, inclusive evitadas.
                 Além disso, o AVC já tem tratamento. Existem medicamentos que quando administrados logo após o início dos sintomas – até quatro horas – podem restabelecer a circulação cerebral, evitando assim sequelas e mortes. Neste momento, o desconhecimento sobre a doença no Brasil é o maior obstáculo ao seu tratamento.
               CAMPANHA – Chamando a atenção da população sobre o problema, a Rede Brasil AVC realiza de 27 de outubro a 2 de novembro, a Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O objetivo da campanha é colocar o AVC como tema central da agenda global de Saúde. 
            Em Ribeirão Preto, a campanha começa dia 29 de outubro, (Dia Mundial do AVC) com uma programação especial, na Praça XV de novembro, das 8h às 17h, com orientações à população sobre os fatores de risco da doença. Os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas e alunos da Liga de Neurologia da FMRP-USP estarão distribuindo panfletos informativos, realizando teste de glicemia, aferição da pressão arterial e tirando dúvidas da população sobre o AVC, orientando como prevenir e adotar uma alimentação saudável.
        O evento é promovido pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em parceria com a Rede Brasil AVC.
No próximo dia 31 de outubro, a partir das 13h, será realizado no auditório do Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o “III Simpósio Internacional do Dia Mundial do AVC, que contará com a participação via teleconferência de palestrantes internacionais do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), Universidade de Utrecht (Holanda) e Universidade de Toronto (Canadá), além de médicos do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e de Ribeirão Preto que discutirão atualizações da prevenção, tratamento e reabilitação do AVC.
          No dia 1 de novembro, sábado, haverá uma caminhada e corrida de Combate ao AVC. O evento terá dois percursos: 5 km (corrida) e 2,5 km (caminhada), aberta à população.  A saída será às 8h, na Praça Matheus Nader Nemer (Praça das Bicicletas), localizada na Rua Chile, 1568.  Além disso, será aferida a pressão arterial, medida a glicemia, conscientização e distribuição de material informativo ao público.
                Com o lema "eu me importo" ("Because I care"), a Campanha Mundial de AVC pretende melhorar o atendimento e diminuir o número de mortes e sequelas da doença, que é tão prevalente e pouco conhecida pelos brasileiros.

 

informações: Assessoria de imprensa HC de Ribeirão Preto

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no