A jovem montealtense Taisi Pinheiro concedeu uma entrevista ao Jornal O Imparcial e à TV Alternativa para falar sobre a sua relação com a sua doença autoimune: a alopécia. Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, vamos entender: a alopécia consiste na ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.
Taisi contou que a doença a acompanha desde os 3 anos de idade por fatores emocionais. Hoje, após anos de convivência com a doença, ela nos revela a “fórmula” em como lidar com a enfermidade: terapia e amor próprio. Com o uso de perucas enquanto acessórios, a jovem explica que os adereços a ajudaram com a perda capilar e a autoestima e possui diferentes perucas, com diferentes “personalidades”.
“Eu tento levar tudo com leveza, através do Instagram. Sinto que esse é um espaço que devo aproveitar para inclusive levar a alopécia ao conhecimento das pessoas. Isso foi um conselho do meu próprio psicólogo”, ressalta ela.
Taisi define ser uma nova mulher após esse processo de aceitação e amor próprio, diferente da forma como lidava anteriormente. Hoje se sente mais leve e feliz para falar sobre o tema e com bom humor junto à sua rede de apoio familiar, de amigos e nas próprias redes sociais.