Por A Trombeta
Ontem (18/01) por volta das 16h uma chuva acompanhada de fortes ventos e granizo causaram muitos danos em Fernando Prestes. Árvores de grande porte foram arrancadas em diversos locais do município, estufas descobertas e danificadas e até casas destelhadas parcialmente. Não houve vitimas.
Apesar da chuva ter durado cerca de 20 minutos, com precipitação de 30 milímetros, as rajadas de vento duraram bem menos e mesmo assim causaram muitos danos. O agricultor Claudenir Gibertoni, teve uma estufa nas imediações da cidade totalmente destruída. Outro plasticultor que também teve prejuízo foi João Victor Pastori, com sua estufa descoberta e danificada. Ainda não há um levantamento oficial dos danos relacionados à agricultura.
Na propriedade rural de João Adriani, também bem próxima a zona urbana de Fernando Prestes, foram arrancados seis eucaliptos de grande porte e outras árvores menores. “Esses eucaliptos tem quase 100 anos e mais de 30 metros de altura e foram derrubados por uma força impressionante com raiz e tudo” disse Adriani. “Pessoalmente nunca tinha visto coisa parecida” concluiu o agricultor.
Há relatos de muitas outras árvores de grande porte que foram arrancadas, e também lavouras e pomares danificados pelo granizo.