Em campo desde agosto de 2022, o Censo Demográfico ainda continua sendo realizado no município e em todo o país. De acordo com uma atualização lançada na última quinta-feira, 5, 91, 5% dos lares montealtenses já foram recenseados. No Brasil, a população coletada até o momento é de 181.012.491.
No dia 28 de dezembro de 2022, o instituto divulgou nova prévia e apontou a cidade com 47.478, uma diminuição de 3.561 habitantes em relação à anterior, que previu Monte Alto com 51.039 .
Caso seja confirmada, a redução não se refere apenas à quantidade de pessoas que moram no município, mas também implica no corte de recursos provenientes do governo federal, por meio do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, o que poderá ocorrer com cerca de onze cidades da região.
Funcionários do IBGE relataram que têm enfrentado dificuldades em encontrar os munícipes em suas residências e, quando encontram, muitos optam por não responder ao questionário, o que dificulta a coleta de dados para uma avaliação correta do número de moradores.
Em entrevista, a coordenadora censitária da área, Vanessa Soares de Abreu explicou que em janeiro, está sendo feita uma nova verificação dos domicílios que foram cadastrados pelo recenseador como vagos ou de uso ocasional, repassando as residências para checar se na data de referência não morava ninguém naquele endereço, ou se morava e não foi recenseado.
Caso ainda não tenha respondido ao questionário o munícipe pode ligar para o número 137 e responder ao questionário do IBGE. Desse modo facilitará a avaliação correta do número de habitantes do município, bem como o repasse justo dos recursos estaduais e federais.
A ligação, gratuita, poderá ser feita todos os dias, das 8 às 21h30; o canal está disponível até o final de janeiro.