O início do ano veio acompanhado de muita chuva em Monte Alto e cidades da região. Logo no segundo dia de janeiro, o município registrou 79,2mm de chuva, sendo 60mm apenas na primeira hora, ultrapassando as estimativas de institutos de meteorologia.
O grande volume de água registrado causou estragos em diversos pontos da cidade, especialmente em estradas rurais, como a MMA 030 – Tijuquinho – (foto) da Anhumas e da Cachoeira dos Martins. A Ponte do Badaró e o Trevo do Lanfredi também foram alguns dos locais afetados pela forte chuva.
Os altos índices pluviométricos registrados na cidade fizeram com que a prefeita municipal, Maria Helena Rettondini, decretasse situação de emergência pública no município.
O Decreto, publicado no dia 4 de janeiro e com vigência de 30 dias, autoriza a mobilização de todos os órgãos da administração pública municipal para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pela chuva.
Estão dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta às enchentes e alagamentos e de prestação de serviço e obras relacionados com a reabilitação dos estragos causados pela chuva.
A população pode reportar danos pelo telefone 199, da Brigada de Incêndio, responsável pelos trabalhos de recuperação juntamente com as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.