Ribeirão tem 1º laser da região para tratar a principal causa de cegueira no mundo: catarata

O equipamento utilizado contém um sistema de imagem em 3D

O equipamento utilizado contém um sistema de imagem em 3D

 

 

Por Beatriz Ravagnani de Carvalho

 

     Ribeirão Preto é a primeira cidade da macrorregião a receber uma nova tecnologia para tratamento de catarata – doença que acarreta 51% dos casos de cegueira no mundo, sendo, portanto, a principal causa deste mal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A cirurgia a laser, aprovada no Brasil em 2013 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), está disponível em apenas 34 centros no país. Aqui na cidade, desde o início de junho, 20 pessoas já passaram pela operação, realizada no Instituto da Visão.
     Segundo Roberto Pinto Coelho, oftalmologista e diretor do local, a novidade beneficia os pacientes, pois proporciona maior precisão cirúrgica. “Este laser foi especialmente desenvolvido para o tratamento da catarata. A cicatrização é melhor do que quando utilizamos o bisturi de metal, como nas operações tradicionais, porque causa menos lesão celular da córnea – com as incisões mais precisas e padronizadas, os cortes são menores – e o paciente corre menos riscos de apresentar inflamação”, explica.
     O equipamento utilizado contém um sistema de imagem em 3D que permite a visualização, a personalização e a execução de algumas fases do procedimento, como as incisões na córnea e o fracionamento do cristalino, prejudicado pela doença, em partículas microscópicas. Após essas etapas, o cirurgião aspira os fragmentos com um ultrassom e implanta uma nova lente intraocular. “Este método garante a redução de possíveis complicações, dando mais segurança e conforto aos pacientes”, completa.

     CATARATA – Uma das principais causas da catarata é o envelhecimento. No entanto, ela também pode ser decorrente de inflamações ou traumas oculares. Pessoas com a doença ficam com a pupila branca, reduzindo, gradualmente, a capacidade visual. De acordo com a OMS, a partir dos 75 anos, 73% dos pacientes com a doença deixam de enxergar no mundo todo anualmente.

     “Hoje, sabemos que ela afeta 50% das pessoas com mais de 50 anos, 70% das com mais de 70 anos e 100% daquelas acima dos 90 anos. Quando o paciente não faz a cirurgia, a doença avança até a perda total da visão. No entanto, a catarata é uma das principais causas reversíveis de cegueira. Com a cirurgia é possível voltar a enxergar perfeitamente”, conclui Roberto Pinto Coelho.

 

 

Dados: Roberto Pinto Coelho (CRM 71241)

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no