Foi inaugurado na última sexta-feira, 16, a estrutura do programa Meu Pet Container. Com investimento de R$50 milhões para cerca de 130 cidades, a iniciativa visa ampliar o atendimento de cães e gatos que estejam aptos a realizarem análises e exames clínicos, em um espaço estruturado. O município deve garantir a contratação de funcionários, insumos e também o acesso da população ao serviço.
Estiveram presentes durante a inauguração o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, e o secretário de Governo, Marcos Penido, além do presidente da Câmara Municipal, Murilo Jácomo, vereadores e a prefeita Maria Helena Rettondini.
Engajado na causa animal, Murilo Jácomo destacou o potencial do programa em avançar a largos passos à serviço da causa animal. A chefe do Executivo municipal salientou mais essa conquista para Monte Alto e ressaltou o trabalho das entidades que, dia a dia, batalham por melhores condições quanto ao cuidado dos animais.
O Meu Pet realizará atendimentos de baixa e média complexidade, e conta com cinco funcionários trabalhando no espaço desde segunda-feira, 19; além da veterinária Sabrina Lima, há as auxiliares de serviços gerais Luma Melissa e Daiane Polli, bem como os estagiários de veterinária, Pedro Dellavechia e Raiane Morelli. O espaço ainda contará com treinamento para o uso do laboratório do Meu Pet. A estudante de veterinária, militante da causa animal e diretora de Meio Ambiente, Ana Paula Zilli, será a responsável pela fiscalização e gestão do container. Conforme for avançando nesta política pública, o município passa a dar suporte, também, a animais de grande porte e silvestres.
Na ocasião, foi inaugurada a usina minigeradora fotovoltaica, um investimento da Sabesp de Monte Alto estimado em R$ 5 milhões. Junto ao programa Meu Pet, foi descerrada a placa da obra, que está instalada na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Turvo. A usina, do tipo solar, passará a fornecer energia limpa, que deve atender as necessidades da estação, de modo a reduzir as despesas e colaborar com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.