Em 1951, a Rádio Cultura firmou o compromisso de trazer as principais notícias do município e da região pelas ondas do rádio. No dia 20 de dezembro daquele ano, o sonho do idealizador Bruno Sobrinho saiu do papel e, com a ajuda dos irmãos Afonso, Alcides e Florindo Cestari, teve início a longa e bem-sucedida jornada da emissora.
Os rumos da Rádio nas décadas seguintes tiveram como responsáveis o então jovem Laerte Ulian e Afonso André, o Sanfim, cujas famílias seguem no comando da emissora até os dias atuais, dando continuidade ao sonho dos grandes ícones da radiodifusão, com o apoio de competente equipe.
Música, informação, entretenimento e utilidade pública: a Rádio Cultura acompanha os montealtenses 24 horas por dia, com uma programação dinâmica, descontraída e em interação direta com os ouvintes.
Sempre acompanhando os avanços da tecnologia, várias melhorias foram feitas ao longo dos anos: implementação e remodelação do site, implementação e constante atualização dos aplicativos AM e FM para permitir mais integração com os ouvintes, além das câmeras nos estúdios, aumentando a presença da Rádio na internet.
E agora, adaptando-se às novas normas do Ministério das Comunicações e da Anatel, que extinguiu a transmissão de rádio por ondas médias, a tradicional Rádio Cultura AM passa a ser a “Nova Cultura FM”, operando na frequência 90.1, desde o dia 20 de dezembro, data em que a emissora completou 71 anos de fundação.
Parabéns à Rádio, considerada ‘patrimônio’ de Monte Alto.