O turismo montealtense recebeu uma grande notícia nesta semana. A Secretaria Estadual de Turismo confirmou que Monte Alto, pertencente à macrorregião Caminhos da Alta Mogiana, foi inserida no Mapa Brasileiro do Turismo 2016, após enviar toda a documentação necessária para tal inserção.
De acordo com a Secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing, Fátima Raposo do Amaral, este resultado é fruto do empenho da Prefeitura em colocar o município no rol das cidades com grande potencial turístico. “O Governo Federal determinou a obrigatoriedade do mapeamento das regiões turísticas em todos os estados brasileiros e, por consequência, a Secretaria de Estado exigiu a mesma coisa das cidades. Essa regionalização vai determinar recebimento de possíveis recursos e o reconhecimento de potencial turístico dos municípios que integram o Mapa Brasileiro de Turismo”, explicou Fátima.
A cidade se destacou no turismo religioso “Rota da fé” que tem o Santuário da Virgem Montesina e Mausoléu da Menina Izildinha visitados por muitos fieis durante todo o ano, e também com os museus de Paleontologia e Arqueologia sendo os ícones turísticos de Monte Alto, salientou a secretária.
Dados da Secretaria Estadual apontam que apenas 36% dos municípios paulistas estão inseridos no Mapa. Para fazer parte, as cidades brasileiras precisam cumprir uma série de exigências e critérios determinados pelo Ministério de Turismo (MTur).
Com o reconhecimento, Monte Alto agora busca garantir o selo de município de interesse turístico, o que pode garantir a destinação de verbas. “Com esse selo, podemos conseguir R$ 600 mil por ano para investimentos em infraestrutura e eventos”, ressaltou a Prefeita Silvia Meira.