Bom dia, boa Tarde, boa noite, queridos leitores!
Felicidade veio e ficou. Como estamos felizes!
Dia 18 de novembro de 2022 – dia e noite de alegrias para nós, montealtenses. Alegrias para os paroquianos, pois nesta noite, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, nosso Santuário, recebeu as homenagens em uma Festa grandiosa.
19h30 – o sino bate nos avisando da inesquecível noite. Padre Luiz Gustavo Scombatti, de grande devoção por São Bom Jesus, esteve recebendo a todos de nossa cidade. Vindos de todos os bairros, do centro, espaços de moradores, de cidade vizinhas, dos lugares mais distantes e ou mais próximos, todos em orações ao Bom Jesus.
Foi a Solenidade de Instalação da Basílica Menor desta Igreja que nos acolheu grandemente por muitos e muitos anos. Obrigada, Paroquianos!
Uma pequena histórica vou contar agora:
Construída bem no centro da cidade, a primeira Capela foi feita de madeira e coberta de folhas de coqueiro. Foi edificada por Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, o fundador de nossa Monte Alto. A construção era no lugar onde hoje é a Fonte Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Central bem defronte à Matriz.
Devotos do Bom Jesus contribuíram grandemente para que a Capela fosse reformada. Na ampliação contribui também Joaquim Gomes de Oliveira, fazendeiro abastado da região. E no dia 24 de setembro de 1893, a Matriz foi elevada a Santuário Perpétuo. Nela, a imagem do Senhor Bom Jesus de tamanho normal, é doada por Francisco Cabral de Mello. Vários Padres, Vigários, Sacerdotes, por ela passaram. Monte Alto já possuía uma população pequenas, mas com grande devoção.
O primeiro Padre foi José Bento da Costa. Em 1921 foi inaugurado o Santuário Perpétuo e Matriz. A nossa Igreja estava ali. A imagem restaurada em 1998, teve grande reforma, sendo que o altar-mor fora remodelado de acordo com o padrão original. A imagem lá do alto, na frente, sempre linda e majestosa.
No altar a imagem ocupa lugar de destaque no centro, para que os fieis e devotos O vejam e por ELE rezem fervorosamente.
Na parede central do Santuário, na frente, agora Basílica, também o relógio, grande e bem visível, admirado por todos que ali passam – fora doado pelo Prefeito Dr. Raul da Rocha Medeiros, em 2 de janeiro de 1928.
O Santuário, agora Basílica Menor, completa nesta data 141 anos, onde rezamos, oramos, pedimos graças, agradecemos o Sr. Bom Jesus pelos milagres a nós acontecidos. Viva o Senhor Bom Jesus! Viva Monte Alto!
Senhor Bom Jesus é nosso Padroeiro e 6 de agosto é o seu dia. Em todos os anos, de 28 de julho a 6 de agosto acontecem os festejos em sua honra.
E, porque Basílica Menor? Pela sua História Arquitetônica. Fatores para a concessão do título foram a Dimensão da Devoção e Veneração à Imagem do Bom Jesus desde o surgimento da cidade (15/05/1881), pela dimensão da Igreja, que possui traços neogóticos e, internamente, elementos que remetem à Ressurreição, a Pentecostes, ao Cordeiro de Deus, a São Pedro e São Paulo. É grande a participação dos fieis montealtenses nas celebrações religiosas.
“A partir do dia 18, este Templo Sagrado tornou-se Basílica. Não é uma honraria para ser melhor que outras igrejas, mas será um SERVIR mais amplo para todo o Povo de Deus. Parabéns Matriz! Parabéns Povo de Deus!” (palavras do Padre Luiz Gustavo Scombatti).
O tríduo foi emocionante! A Basílica estava lindíssima! Agradecemos a todos que colaboraram (equipe e ao Padre Luiz Gustavo). Flores amarelas exalam perfume de amor, emoção e oração a toda assembleia. O coral divinamente entoou o Hino ao Bom Jesus.
Estamos agradecidos ao Reverendíssimo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, nosso Bispo Diocesano – também aos Padres e presentes que ali estiveram nesta noite tão honrosa. Parabéns a todos! Obrigada à Imprensa Falada e Escrita ali presentes. Agradecemos de coração a todos que permitiram que esta noite de oração e gratidão acontecesse com amor!