No estado de São Paulo e em todo o Brasil, as campanhas de vacinação contra a meningite seguem sendo realizadas. O imunizante Meningo ACWY está disponível no calendário vacinal de adolescentes de 11 e 12 e de maneira temporária para jovens de 13 e 14 anos, até setembro de 2023.
Já a Meningo C, que é destinada a crianças menores de 5 anos, está disponível temporariamente para crianças de 5 a 10 anos, e também para trabalhadores da área da saúde. Pessoas que integram essas faixas etárias podem procurar uma Unidade Básica de Saúde com sua carteirinha de vacinação. Em Monte Alto, a imunização acontece em todas as unidades de saúde, com exceção da UBS Sílvio Govoni, das 8 às 16h.
A meningite é uma inflamação das meninges – que são três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas, sendo que a meningite viral e bacteriana são as mais comuns na saúde pública. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doenças, entretanto as crianças menores de 5 anos são as mais acometidas.
De modo geral, a doença é transmitida de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Nos bebês, pode-se observar também sintomas como moleira tensa ou elevada; gemido quando tocado; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com movimentos involuntários ou “corpo mole”.
Com sintomas semelhantes aos da gripe e resfriados, a meningite viral costuma ser mais leve, aparecendo, principalmente, entre crianças que têm febre, dor de cabeça, leve rigidez na nuca, falta de apetite e irritação. Já a bacteriana se apresenta com sintomas mais graves, como febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Desse modo, o risco de uma infecção generalizada aumenta.