Teve início na quarta-feira, 2, a 5ª edição do Rally Caminhos da Neve – GP Rota dos Lagos. A competição traz competidores nacionais e internacionais e conta com um percurso de 839 quilômetros, dos quais 643 são cronometrados, que cruza cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além do título do torneio, também estão em disputa as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country 2022.
A prova teve como ponto de partida a cidade de Campos Novos – SC, e recebeu participantes para as vistorias técnicas e administrativas, além do prólogo, um trecho cronometrado de 143 quilômetros até Anita Garibaldi, que definiu a ordem de largada para o primeiro dia do evento.
Hoje, sexta-feira, 4, também a partir de Campos Novos, os pilotos passaram por São José do Cerrito para chegar até Piratuba – SC, em um percurso de 305 quilômetros. Já neste sábado, 5, último dia de provas, os competidores terão pela frente um trajeto de 195 quilômetros com destino a Maximiliano de Almeida, RS.
Dentre os participantes, está o representante de Monte Alto Bissinho Zavatti. Piloto da equipe Honda Racing, a ‘prata da casa’, que disputa a modalidade das motos, venceu o Rally dos Sertões deste ano, e também o Rally Barretos. O competidor lidera o Campeonato Brasileiro na categoria Moto 2 e luta pelo título na classificação geral das duas rodas.
“A maioria do roteiro é formado por trechos travados, com piso composto por pedras e cascalho. Pilotos e navegadores vão se divertir bastante”, comenta o diretor-geral da prova, André Alcântara, e destaca que o rally passará por três barragens – Usina Hidrelétrica Barra Grande, em Anita Garibaldi; Barragem de Campos Novos – Usina Enercan e Usina Hidrelétrica Machadinho, em Piratuba. “Vamos percorrer as margens dos lagos dessas hidrelétricas, o que garante um visual incrível e, por esse motivo, titulamos o evento como GP Rota dos Lagos”.