No domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões eleitores brasileiros deverão ir às urnas para decidir o futuro político do país. A votação será das 8h às 17h, obedecendo o horário de Brasília. Após o encerramento, começam a ser apurados e divulgados os resultados. Em caso de segundo turno, este será realizado no dia 30 de outubro.
O eleitorado montealtense totaliza cerca de 38 mil pessoas. No município, estão instaladas 114 urnas eletrônicas, divididas em 13 locais de votação. O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, tem 34,6 milhões de eleitores aptos a votar, representando 22,16% de todo o país.
Cinco cargos estão em disputa nas Eleições 2022: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República; as opções na urna serão mostradas exatamente nesta ordem.
Para o cargo máximo, a presidência, estão em disputa: Ciro Gomes (PDT); Eymael (DC); Felipe D’Ávila (Novo); Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição; Leonardo Péricles (UP); Lula (PT), que esteve no poder entre 2003 e 2011; Padre Kelmon (PTB); Simone Tebet (MDB); Sofia Manzano (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil); Vera Lúcia (PSTU).
Onze candidatos concorrem à cadeira de senador por São Paulo, são eles: Aldo Rebelo (PDT); Antônio Carlos (PCO); Dr. Azkoul (DC); Edson Aparecido (MDB); Janaína Paschoal (PRTB); Mancha Coletivo Socialista (PSTU); Márcio França (PSB); Marcos Pontes (PL); Ricardo Mellão (Novo); Tico Bellini (PCB); e Vivian Mendes (UP).
O senado é composto por 81 senadores, com três representantes de cada estado e mais três do Distrito Federal. O senador é eleito para um mandato de oito anos e a renovação do senado ocorre a cada quatro anos.
Assim, em uma eleição a população tem a possibilidade de renovar um terço do senado, votando em um senador – é o caso da eleição deste ano – e na próxima tem a possibilidade de renovar os outros dois terços da Casa, votando em dois senadores.
Para o governo de São Paulo, dez candidatos estão na corrida. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), é candidato à reeleição. Seus principais concorrentes são Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os outros candidatos são Altino Junior (PSTU), Antonio Jorge (DC), Carol Vigliar (UP), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinicius Poit (Novo).
Em São Paulo, existem 1.540 candidatos a deputado federal e 2.059 para deputado estadual. Neste caso, os votos dos eleitores não vão apenas para os candidatos, mas para seus partidos ou coligações. Então, a eleição de um deputado também depende dos votos obtidos por seu grupo partidário. Esse sistema é chamado proporcional, diferentemente do sistema majoritário – que elege presidente, senadores e governadores – onde o mais votado ganha.
DIA DA VOTAÇÃO – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que os eleitores consultem com antecedência seu local de votação, para evitar contratempos no dia das Eleições. O local e a seção eleitoral podem ter sido alterados em razão de eventuais adequações promovidas pelos cartórios eleitorais.
A consulta está disponível pelos canais: site do TRE-SP (na aba “Local de Votação – Consulta”), pelo aplicativo E-Título e pelo Tira-Dúvidas Eleitoral no Whatsapp.
Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário. Na hora da votação, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto.
Eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência às urnas. Uma outra forma de justificar é acessar o portal www.justifica.tse.jus.br e preencher o requerimento de justificativa. Quem não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa.
Vale ressaltar que a justificativa é válida apenas para um único turno. Assim, caso a eleitora ou o eleitor tenha deixado de votar nos dois turnos, deverá requerer duas justificativas.