Em sessão realizada na segunda-feira, 22, na Casa de Leis municipal, o vereador, Prof. Thiago Cetroni apresentou a Moção de Louvor aos Museus Histórico e Cultural e de Paleontologia, pelo aniversário de 30 anos de criação, comemorados em 22 de julho. A Moção foi subscrita pelos demais vereadores e aprovada por unanimidade.
A fim de reconhecer o trabalho de excelência em preservar e disseminar a história, cultura e ciência entre a população, estudantes e demais cidadãos que visitam estes pontos turísticos, a homenagem salienta a importância de cada um.
O Museu Histórico e Cultural tem por objetivo preservar e dispor ao público objetos e peças de valor histórico, científico, sociológico, artístico e cultural de Monte Alto, permitindo, desta forma, que as gerações atuais e futuras conheçam e prestigiem este acervo que expõe as raízes do município. “Atualmente, ele tem um acervo representando as três fases do desenvolvimento municipal: rural, industrial e tecnológico, apresentado através de milhares de documentos históricos e peças como máquinas fotográficas, mobiliários, obras de arte, vestuários, partes de trilho de trem, elementos utilizados em industrias antigas, entre outros”, explica o parlamentar.
Já o Museu de Paleontologia objetiva a conservação e exposição de fósseis encontrados em Monte Alto e no interior de São Paulo, bem como divulgar, por meio de palestras, a ciência paleontológica e geológica entre estudantes e munícipes, a fim de incentivá-los a preservar o meio ambiente e propagar a cultura e o turismo.
Atualmente, o acervo conta com fósseis de dinossauros, crocodilos, tartarugas, moluscos bivalves, sendo encontrados nas rochas do município e da região, além de contar com réplicas de impressão 3D de fósseis e suas reconstruções, produzidos pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas. “É um recurso facilitador para melhor experiência dos visitantes, especialmente para os que possuem deficiência visual”, pontua o vereador.
O museu dispõe de etiquetas em braile, facilitando o acesso a deficientes visuais, além da instalação de medidas de acessibilidade comunicacional – diminuindo barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual – de modo que o passeio estimule a inclusão sociocultural. O museu ainda conta com parcerias com Universidades brasileiras e Instituições internacionais.
“Os Museus Histórico e Cultural e de Paleontologia recebem mais de três mil visitantes por mês”, ressalta Thiago Cetroni. A Diretora e membros das equipes dos Museus, bem como os representantes da Secretaria de Turismo e Cultura e Diretoria de Turismo, estiveram no plenário.
A mascote do Museu de Paleontologia, o Dineissauro, criado por Daverson da Silva, marcou presença na sessão e se apresentou oficialmente aos parlamentares no plenário. Um vídeo contando sobre o acervo dos museus também foi exibido. Ao final, a Diretora do Museu, Sandra Tavares, foi convidada a usar da palavra, onde expressou seu agradecimento pela homenagem.