“Pardal” ao lado do símbolo dos Jogos Olímpicos do Rio 2016
Com atuações no Pan 2007 do Rio de Janeiro, além da Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014, ambas no Mineirão, em Belo Horizonte, o educador físico Júlio César Encinas Rabaza “Pardal”, já pode colocar mais um grande evento em seu currículo. No último final de semana, ele esteve no Rio de Janeiro participando de um curso para ser voluntário nas Olimpíadas 2016.
“Este foi o último curso presencial, antes da escala que saiu na segunda-feira. Eu já havia participado de treinamentos, tanto online quanto presencial, em São Paulo e no Rio”, destaca Pardal. Ele atuará no Tênis, que acontecerá na Barra da Tijuca. Seu cargo será “Assistente de Serviços do Evento” e, dentre suas prerrogativas, estão atender aos espectadores proporcionando respostas rápidas e esclarecendo dúvidas, orientar o público nas rotas de entrada, saída e estacionamento, ajudar na localização de assentos, controlar credenciais, dentre outros.
“Eu vou para a abertura, dia 5 de agosto e fico até o dia 16. Trabalharei em toda temporada do Tênis. Talvez, serei chamado mais uma vez para conhecer as instalações da modalidade e, depois, me apresento definitivamente para os jogos. Só estou aguardando agora um ok do SESI, onde trabalho como professor, para me liberar e viver mais uma grande experiência esportiva”, finaliza.
MODALIDADE – Disputado ponto a ponto, o tênis fez sua estreia Olímpica em Atenas 1896, primeira edição da era moderna. As mulheres entraram logo depois, em Paris no ano de 1900. Os torneios são masculinos e femininos, com provas individuais e de duplas, além de duplas mistas. Em 2016, grandes nomes do esporte, como Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal, virão para a disputa, com o objetivo de tirar o título Olímpico de Andy Murray. Na chave feminina, Serena Williams e Ana Ivanovic já estão confirmadas.