Com o objetivo de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, respeito e transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes, promovida pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras, sindicatos do comércio, serviços e turismo busca intensificar o olhar para a grande diversidade das pessoas.
O Circuito traz, de 12 a 28 de agosto, cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques de 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista. A extensa grade de programação conta com apresentações de teatro, dança, circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, e envolvem mais de 500 profissionais de todo o Brasil.
Durante um dia em cada município, os artistas apresentam ao público diversos espetáculos a fim de incentivar o uso de espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de aprendizado e experiências, proporcionando encontros e o desenvolvimento humano através da arte e cultura.
Monte Alto recebe, neste sábado, dia 20, a partir das 16h na Praça Central, uma série de apresentações que prometem “encher os olhos” daqueles que comparecerem. Nas artes visuais e tecnologias, o grupo formado por Alberto Tembo, Patrícia Marchesoni, Bruno Morais e Tabatha Vecchio traz “Jogos fantásticos nunca inventados”, que conta com dois jogos inéditos, onde o público é convidado a jogar com artistas, misturando arte e muita descontração; no circo, o artista uruguaio Mauro Cosenza dá vida ao palhaço El Gran Encano, em um espetáculo visual repleto de diversão; na dança, o professor Christian Duarte e seus performers criam uma atmosfera de dança inspirada no Jazz dos anos 1980 e 1990 em um estilo vintage.
Na literatura, o coletivo ‘As Rutes’ compartilham depoimentos, narrativas e reflexões sobre ser mulher nos dias atuais, além de investigar como a trajetória e obra de autoras admiradas auxiliam no papel da equidade; Agbalá Conta também marca presença, reunindo obras infanto-juvenis sobre a cultura africana e afro-brasileira. Na música, a ‘Palhaça Rubra’ homenageia grandes nomes do samba nacional como Noel Rosa, Cartola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Aracy de Almeida, Dona Ivone Lara e Adoniram Barbosa em um show com muito humor; no teatro, a Cia. dos Inventivos traz a peça “Azar do Valdemar”, que narra o desaparecimento deste personagem e, junto ao público, tenta recriar sua trajetória.
A programação está disponível no site www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.