O Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2022, de autoria do vereador Mauro Cavaletti, aprovado por unanimidade na 54ª sessão Ordinária da Câmara Municipal, foi outorgado na última segunda-feira, na 56ª sessão da Casa de Leis. A propositura refere-se à concessão de título de cidadão montealtense a Paulo Roberto Vivian, conhecido como “Paulinho Paraná”.
O homenageado esteve acompanhado de familiares, amigos de Monte Alto, Jaboticabal e Pirangi, e também por colegas de trabalho. Na abertura, Paulo foi convidado a executar, em seu acordeom, diante do Plenário do Legislativo, o hino Nacional Brasileiro e o hino a Monte Alto. Para a apresentação, ele contou com a ajuda de mais três professores do Conservatório “Maestro Mário Veneri”: Diego Honorato, no Violoncelo, e Welton Calcinoni e Leonardo Fogaça, ambos no Violino.
Em seguida, Mauro Cavaletti fez a leitura da biografia de Paulinho e ressaltou a importância de seu talento para a cultura e música de Monte Alto e região. “Paulinho Paraná” mudou-se para Monte Alto, em 1975. Aqui, começou a tocar acordeão, com amigos. Participou inúmeras vezes do Programa da Rádio Cultura “Arraial do Barulho” e, também, se apresentou em várias emissoras de rádio, na região.
“Paulinho Paraná”, no ano de 2007, foi aprovado em concurso e passou a integrar o corpo docente do Conservatório, como Professor Instrutor Musical, profissão que exerce até os dias atuais. A prefeita Maria Helena Rettondini junto ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Dorival Luís Maria, a professora e ex-diretora do Conservatório, Giselda Araújo de Arruda Campos, também marcaram presença na sessão.
Ao fazer o uso da palavra, Maria Helena destacou a história do homenageado com suas filhas nas festas de Monte Alto e região. “Uma família maravilhosa com amor e vocação para a música”, ressalta. Paulinho, emocionado, agradeceu a homenagem, e o apoio que sempre recebeu da população montealtense. No encerramento, o homenageado e seus amigos professores do Conservatório, Diego, Welton e Leonardo, executaram um hino ecumênico, “Grandioso és Tú” e, atendendo ao pedido de Mauro Cavaletti, executaram uma música do Guns N’ Roses, emocionando a todos e fechando o evento com chave de ouro.