Em sessão realizada na noite de segunda-feira, 27, na Casa de Leis do município, o vereador Mauro Cavaletti apresentou a Moção de Louvor que reconhece e parabeniza Samuel Maria pelos trabalhos que realiza em prol dos animais e do meio ambiente.
“Samuca”, como é conhecido, desde criança já se mostrava como um amante da natureza. Aos sete anos de idade, costumava frequentar, diariamente, o sítio do avô, Luiz Maria. Com seus 15 anos, o jovem Samuel pediu ao seu pai, Waldemar Maria, para que assinasse a revista “Terra da Gente”. De acordo com Mauro Cavaletti, autor da propositura, “Samuca” sempre teve em sua casa cães e gatos; e desde seus 24 anos, o homenageado participa de pescarias nos estados de Mato Grosso, Goiás e Amazonas.
De 2013 para cá, Samuel instalou câmeras fotográficas no sítio da família, e com isso, já conseguiu registrar mais de 20 espécies de animais. A Moção ainda revela que “Samuca” sempre gostou de assistir a programas como “Animal Planet”. Mauro ressalta, na propositura, que através dos vídeos publicados pelo homenageado em suas redes sociais, ele foi convidado a participar do programa “Terra da Gente”, da Rede Globo de Televisão. Após a exibição do programa, vieram outras emissoras de TV, interessadas na preservação ambiental, ente elas SBT e TV Record.
Com orgulho, “Samuca” diz que isso foi a realização de um sonho, e de uma promessa que fez ao avô, Luiz Maria, antes de falecer, em 1999. Em 2015, quando seu pai, Waldemar, veio a óbito, o “desejo de mostrar ao mundo as belezas de Monte Alto e do sítio da família” ficou mais latente, afirma Mauro.
Desde os 10 anos de idade Samuel efetua o resgate de animais. Hoje, ele conta com mais de 250 salvamentos realizados por ano, totalizando uma média de 2.500 animais salvos e recolocados em seus habitats “Samuca” tem ajuda da Brigada de Incêndio de Monte Alto, bem como apoio irrestrito da Polícia Ambiental. De forma voluntária, o homenageado ajuda a preservar a vida animal no município.
Familiares de Samuel acompanharam o recebimento da homenagem, entre eles a mãe, Vera Lúcia dos Santos Maria; o filho, Arthur; e seu tio, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Dorival Luís Maria. A prefeita Maria Helena Rettondini também acompanhou a cerimônia. Convidado a usar da palavra, Samuel Maria, acompanhado de seu filho, Arthur, agradeceu a homenagem feita por iniciativa de Mauro Cavaletti e disse que estava feliz. “O que eu faço é por paixão, desde a infância. E isso flui, salvando os animais e ajudando na preservação ambiental”, completa.