Na segunda-feira, 13, durante a 54ª sessão Ordinária da Casa de Leis, o vereador-vice-presidente da Câmara, Thiago Cetroni, juntamente com o vereador Marcos Manzotti, apresentou a todos os presentes a Moção de Congratulação que enaltece a conquista do título de Basílica Menor pela Matriz do Senhor Bom Jesus. O reconhecimento também ressalta a grande beleza arquitetônica da igreja e a sua importante missão religiosa. A prefeita Maria Helena também esteve presente.
A partir do século IV, as grandes basílicas foram denominadas “Basílicas Maiores”, recebendo este título somente com promulgação do Papa. Posteriormente, os pontífices começaram a atribuir títulos de “Basílicas Menores” a outras igrejas que não eram grandes como as catedrais, mas que tinham um valor histórico, religioso e artístico tão importante quanto.
A Paróquia do Senhor Bom Jesus foi criada solenemente no dia 28 de janeiro de 1898. Com o passar dos anos, outras capelas precisaram ser construídas, dividindo em comunidades menores; ficando a Matriz como Comunidade Mãe. Em 17 de agosto de 1917, foi lançada a pedra fundamental da nova igreja; em março de 1929, imagem do Senhor Bom Jesus é levada para o novo santuário e, em 21 de março do mesmo ano, a nova Matriz é solenemente inaugurada.
Durante seus 124 anos de existência, a Paróquia já teve à sua frente 24 párocos, ajudando os católicos montealtenses em sua caminhada de fé. Unidos pelo sentimento religioso, todos os anos milhares de pessoas de cidades vizinhas vêm a Monte Alto para celebrar a festa do Padroeiro, comemorada em 6 de agosto, atraindo grande público na parte religiosa e social. Os padres Luíz Gustavo Scombatti, “José Felippe Neto Zezo” e Alexandre Malagutti, juntamente com as Irmãs Maria Helena e Zenaide e paroquianos estiveram presentes na Câmara Municipal para prestigiar o recebimento do importante reconhecimento.