Teve início em Monte Alto, no dia 16 de maio, a Atividade Delegada, convênio firmado entre município e Estado onde os policiais, de maneira voluntária, trabalham em seus horários de folga a fim de apoiar as atividades de fiscalização no âmbito municipal. O convênio foi assinado no dia 6 do mesmo mês.
A jornada de serviço na Atividade Delegada consiste em turnos de oito horas, sendo possível que cada policial realize até dez escalas, totalizando assim 80 horas trabalhadas.
Com relação à quantidade de viaturas operando, haverá um aumento de acordo com as necessidades de apoio e fiscalização, sendo utilizados os veículos que permanecem na reserva do Pelotão.
Pode concorrer de maneira voluntária às escalas de Atividade Delegada qualquer policial do estado que esteja apto às atividades operacionais. Dessa forma, haverá aumento no efetivo em horários de maior necessidade.
Com a implantação da Atividade Delegada, Monte Alto ganha muito em segurança. O patrulhamento nas ruas será mais efetivo, além da prevenção à criminalidade, com mais homens e viaturas à disposição, assim trazendo maior sensação de segurança à população.