Os montealtenses continuam colaborando com a história da Casa Acolhedora Vovô Antonio, em Barretos. E mais um capítulo ficou registrado na manhã de sábado, dia 24, quando, num misto de emoção e gratidão, fundadores, hóspedes, voluntários, montealtenses e convidados participaram da solenidade de inauguração de mais seis apartamentos, um fraldário e uma cozinha, além da reinauguração da brinquedoteca.
Três apartamentos foram construídos com a doação das famílias Cestari, Barbizan e Garbin, os outros três, a cozinha e o fraldário, por meio de várias ações realizadas na cidade em prol da Casa, ações estas que sempre contaram com a valiosa ajuda de voluntários.
Muitos, talvez a maioria dos capítulos da bonita história da Casa Acolhedora Vovô Antonio pode-se dizer que nasceram de um sentimento de dor, transformado em amor e gratidão ao longo do tempo. Tudo começou quando a senhora Sirlene Souza, após receber a graça de ter o filho em seus braços com saúde, depois de um diagnóstico que dizia o contrário, sentiu no coração o desejo de doar seus recursos de herança familiar e fundar a ‘Casa’, com o objetivo de acolher crianças que, acompanhadas de seus pais, vinham a Barretos para tratamento de câncer, e não tinham onde ficar.
E assim, o sonho começou a ganhar forma: terreno, construção das primeiras instalações para o acolhimento dos que chegavam foram os primeiros passos. No entanto, em pouco tempo, o local ficou pequeno para receber os pequenos pacientes, haja vista a demanda de atendimento do Hospital de Amor em sua ala infanto-juvenil, referência no tratamento da doença em todo o País.
E nesta história chega então a participação de montealtenses, também escrita pela dor transformada em amor e gratidão sem medida. Na ocasião da doença da filha Rafaela, Roberval de Oliveira e sua esposa Cláudia levavam a garota para tratamento no Hospital de Amor, na época, Hospital de Câncer. Um dia, Roberval e Cláudia foram conhecer a Casa, seus diretores e suas necessidades, e ouviram de Dona Sirlene, a urgência na expansão. Unidos à solidariedade de muitos outros montealtenses, entre eles voluntários do Terço dos Homens, Grupo Elo, e muitos anjos que foram chegando, que não medem esforços quando o chamado é para ajudar, foi construída uma brinquedoteca e outros apartamentos completando o espaço já existente. Logo em seguida, a ampliação da Casa foi saindo do papel com a compra de um terreno ao lado e construção de novos apartamentos, possível com doações, ações entre amigos, festas e bazares.
Antes da inauguração deste sábado dia 21, a Casa possuía 19 quartos para pacientes até 18 anos, 21 apartamentos para transplantados de medula óssea sem limite de idade, 9 quitinetes para abrigar famílias com até quatro acompanhantes cada, 1 lavanderia industrial para lavar roupas de cama, 1 lavanderia para TMO, 1 lavanderia para a pediatria e quitinetes, 1 cozinha para TMO, 1 cozinha para pediatria e quitinete, 1 brinquedoteca (reinaugurada na ocasião),
Com a nova inauguração na “Ala da Providência”, o local conta agora com um fraldário, mais uma cozinha e 25 apartamentos, totalizando agora 44 apartamentos.
Com a nova estrutura, a Casa Acolhedora do Vovô Antônio possui acomodações para receber 75 pacientes e 111 acompanhantes, totalizando 186 pessoas no total. De janeiro a abril de 2022 já passaram pelo local 10.037 pessoas, seja para um único dia, como também por quem lá está desde agosto de 2018. Com cinco refeições diárias, já foram fornecidas 52.380 refeições.
Dados como estes chamam a atenção e ressaltam a importância das doações que o local recebe, comenta o coordenador Roberval. Em Monte Alto, o trabalho de arrecadação de recursos para a Casa é coordenado pelo grupo Terço dos Homens Nossa Senhora das Graças, Grupo Elo, colaboradores da Paróquia do Senhor Bom Jesus e muitos simpatizantes da causa, entre eles, o casal Adege e Coquinho, Pasqual Iazeta, Sr.Toninho Cuca Fresca e D. Maria Cleuza Basílio, que foram homenageados na ocasião.
E A LUTA CONTINUA….para o término do projeto prometido às crianças, ainda faltam, uma quadra poliesportiva fechada, uma capela, uma lavandeira e uma ‘loja’ para a venda de produtos, tipo bazar, para que depois possamos retomar a construção de mais 10 apartamentos.
Todos temos desafios, nossos filhos têm desafios, mas estas crianças que aqui estão receberam um desafio muito maior….. mas encontraram nos montealtenses muito amor, e na força deste sentimento se concretiza a oportunidade para continuarem na luta de realizarem seus sonhos, comenta Roberval, agradecido.
“Leve no coração todo o amor e esperança de nossas crianças”, foi a frase que cada doador ouviu na ocasião da inauguração das novas instalações.
FELIZES DAQUELES QUE POR ONDE PASSAM DEIXAM SEMENTES DO BEM, QUE FICARÃO MARCADAS ETERNAMENTE