Terminam hoje, dia 20 o 32° Seminário Nacional da Cebola e o 23° Seminário da Cebola do MERCOSUL, que teve inicio na quinta feira, 19, no Pavilhão de Nossa Senhora Aparecida, no Jd. Bandeirantes. O importante evento do setor teve início ontem, com a celebração de uma missa. A prefeita Maria Helena Rettondini, o presidente da Câmara, Murilo Jácomo, o presidente da ANACE, Rafael Jorge Corsino, o representante da ANACE de São Paulo, Danilo Fugita e o presidente do Sindicato Rural de Monte Alto, Aparício Garbin Filho, foram alguns nomes presentes na abertura.
No início do evento, o cebolicultor e empresário Kogi Fugita, foi homenageado e recebeu das mãos da prefeita Maria Nelena uma placa, que o reconhecia como pioneiro no cultivo de cebola em Monte Alto e também na região. Sua esposa, Emiko Fugita, também esteve presente junto de seu marido para receber a homenagem.
Realizado pela Prefeitura de Monte Alto e pela Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE), o Seminário trouxe para a cidade empresas e produtores de 29 municípios e nove estados do Brasil, entre eles: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O Seminário ainda contou com a presença de um profissional da Argentina, explicando tudo em relação à atividade ceboleira no país.
O objetivo foi reunir os mais diversos estilos do setor ceboleiro, a fim de estabelecer uma troca de experiências, técnicas, difundir tecnologias, acompanhar as novidades do mercado, bem como o desenvolvimento de novas práticas, serviços e produtos. Empreendedores (fornecedores, vendedores e compradores), cebolicultores, profissionais do agronegócio, empresas e toda a comunidade que participou do evento, pode acompanhar a exposição de produtos, voltados ao fomento e eficiência da produção, além de várias palestras, que foram ministradas por especialistas do setor ceboleiro nacional e do MERCOSUL.
A Prefeitura de Monte Alto montou um estande turístico no local, com destaque para a exposição de fósseis de dinossauros e também das rotas de cicloturismo, buscando apresentar ao público que compareceu ao evento, o potencial turístico que a Cidade Sonho tem. Os organizadores agradecem a todos aqueles que participaram e contribuíram durante os dois dias de Seminário.