O Projeto de Lei n° 48/2022, de autoria do vereador – primeiro secretário da Câmara Municipal, professor Baltazar Garcia, que propõe a criação da “Semana Municipal da Educação Midiática” foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.
De acordo com o parlamentar, atividades poderão ser desenvolvidas durante a semana, como concursos culturais, criação de materiais educativos por meio de mídias digitais ou tradicionais, que possam ser amplamente divulgados, e quando possível, a exposição nos pontos públicos da cidade como prefeitura, postos de saúde, pontos culturais, turísticos e esportivos.
“Os professores também podem incentivar a criação de hashtag em sala de aula com a finalidade de divulgação da Semana comemorativa, pelos alunos em redes sociais”, comenta Baltazar Garcia. O vereador também diz que poderão ser realizados debates e palestras com a presença de especialistas em educação midiática, educomunicação e letramento digital, bem como promover movimentos e campanhas de informação.
Assim, será promovida a participação dos estudantes no desenvolvimento de projetos com o objetivo de combate às fake News e à desinformação, além de estimular os alunos a escreverem cartas, e-mails, ou mensagens nas mídias sociais. Baltazar afirma também que os grêmios escolares poderão participar das tarefas de engajamento cívico dos jovens, com a premissa de capacitá-los para que um dia tornem-se promotores ativos da educação midiática.
“Esse Projeto trata de um tema de interesse público, que visa à promoção do bem comum, da cidadania plena e do fortalecimento da democracia”, finaliza Baltazar Garcia. Com a aprovação da Câmara, a semana será comemorada anualmente, no último fim de semana de outubro, em combinação com Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional, liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).