Monte Alto: terra das belezas naturais e das tradições culturais

141 anos da Cidade Sonho são marcados pela prosperidade, hospitalidade, generosidade e garra dos montealtenses

Um município que destaca-se pelas suas fortes raízes culturais e respeito às tradições, especialmente religiosas. É assim que Monte Alto pode ser, brevemente, definida. Mas, para além disso, é uma terra de riquezas e belezas naturais, privilegiada por sua localização, destinada a prosperar e feita de gente vocacionada à superação.

Mesmo que com características simples, típicas de uma cidade interiorana, Monte Alto cativa a quem lhe visita.

Do sonho de Porfírio Luís de Alcântara Pimentel, nasceu a Cidade Sonho. Em busca do lugar sonhado, Porfírio chegou ao topo de um monte e teve a certeza que sonhara mesmo com aquele lugar e nomeou-o de “Bom Jesus de Pirapora das Três Divisas de Monte Alto”.

No dia 15 de maio de 1881, em louvor ao Senhor Bom Jesus, com a celebração de uma missa, fundava-se Monte Alto que, a partir de então, pertenceria a Jaboticabal.

Em virtude do forte desenvolvimento econômico baseado na cafeicultura, apenas 14 anos após sua fundação, Monte Alto tornava-se um município, separando-se definitivamente de Jaboticabal.

Presente desde o momento de sua descoberta, a religiosidade ainda cumpre papel fundamental na história do município. Monte Alto é a terra da Menina Izildinha, ‘O Anjo do Senhor’, símbolo da fé do povo montealtense.

Também é terra da Virgem Montesina, padroeira do Distrito de Aparecida de Monte Alto, cuja peregrinação até seu Santuário é patrimônio cultural de natureza imaterial.

Município de Interesse Turístico reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo em 2017, Monte Alto possui cachoeiras exuberantes e cenários fantásticos das maravilhosas serras e dos bairros rurais, que são um verdadeiro convite à contemplação.

Terra que reúne pais, avós, filhos, primos e netos. Invejável pela qualidade de vida, que a faz integrar o grupo de municípios com IDH elevado, ocupando a 96ª posição no estado de São Paulo.

Atividade fundamental ainda nos dias de hoje, sua agricultura e terras produtivas já alçaram Monte Alto aos títulos de “Terra do Mamão” e “Terra da Cebola”. Atualmente, ainda se destaca-se a cultura da cebola e a produção de frutas.

A mão-de-obra qualificada do povo montealtense torna Monte Alto um grande atrativo para indústrias e fábricas. Por aqui estão instaladas duas grandes indústrias do segmento alimentício, do metalúrgico, borracha, sendo neste setor, uma multinacional.

Referência nacional em Paleontologia, o município conta com o Museu de Paleontologia “Prof. Antonio Celso de Arruda Campos”, que abriga uma extensa coleção de fósseis e é palco de pesquisas acadêmicas premiadas no Brasil.

O Complexo de Museus também abriga o Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade”, que possui um acervo de fotos, jornais e milhares de peças doadas pela população, ajudando a contar a história de Monte Alto e a preservar sua história, e o Museu de Arqueologia “Hypólito Barato”, que se constitui como um dos principais do país na área.

O amor pela terra da gente é um sentimento óbvio (ou ao menos deveria ser), mas ele torna-se ainda mais latente quando nos vemos obrigados a deixá-la. Vivenciei essa situação quando saí de Monte Alto para estudar em outra cidade, e posso afirmar que o vínculo, uma vez criado, é eterno, não importa aonde você vá.

 

Os laços e o sentimento de familiaridade criados na Cidade Sonho são únicos e difíceis de serem encontrados em qualquer outro lugar. Viver em Monte Alto é um privilégio e deve ser visto como tal.

Parabéns Monte Alto pelos seus 141 anos! Por acolher toda a diversidade de povos que aqui residem; por carregar tanta história, tradição e encantos. Que suas terras continuem acolhendo e sendo lar para todos que aqui chegam. Viva!

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no