A Casa dos Irmãos Samaritanos surgiu com o propósito de ajudar pessoas em situação de rua que se abrigavam na Praça São Benedito. Com o passar do tempo, outros grupos de pessoas passaram a ser auxiliados pela entidade, porém, o estigma que o projeto carrega faz com que boa parte da população ainda não conheça toda a realidade do projeto.
Segundo o tesoureiro do Projeto, João Carlos Lopes, o ‘Joca’, é necessário que se desmistifique a ideia de que os Irmãos Samaritanos ajudam apenas pessoas em situação de rua e, consequentemente, malandros ou preguiçosos. Atualmente, a maioria dos assistidos pelo Projeto são famílias com membros aposentados, desempregados e/ou crianças.
O grupo carece de itens básicos para que continuem prestando os trabalhos às pessoas mais vulneráveis da cidade. De acordo com o tesoureiro, caso a entidade tenha que se manter apenas com o dinheiro que possuem no caixa, sem doações, os recursos dariam para sustentar o Projeto por apenas mais 15 dias.
Servindo jantar à parte da população mais vulnerável, atualmente, os Irmãos Samaritanos atendem, em média, 50 pessoas. Joca explica que, com as dificuldades, apenas 80 marmitas são feitas diariamente, número que já chegou a 130.
A logística dos Irmãos Samaritanos se dá da seguinte forma: as mulheres são servidas primeiro, com uma marmita, e na sequência, os homens. Após as 19h, caso não apareçam mais pessoas para retirar a marmita, voltam a distribuir as marmitas às pessoas que já receberam. As mulheres que possuem um idoso ou uma criança no núcleo familiar, recebem duas marmitas.
Ainda de acordo com Joca, toda ajuda é bem-vinda e qualquer tipo de item doado é necessário, inclusive alimentos (arroz, feijão e óleo), gás, gasolina e quantias em dinheiro. Todas as doações da entidade são concentradas na Rua São Marcos, número 487, local onde são feitas todas as refeições diariamente, a partir das 14h.
Os interessados em ajudar, devem entrar em contato com Silvia, através do telefone (16) 3242-8409 ou pelo WhatsApp, Joca (16) 99609-7842, Sueleni (16) 99221-8802, Julio (16) 99766-3518 ou Marcelo (16) 99761-6355.
A Casa dos Irmãos Samaritanos está localizada atrás do Morgue Municipal, e funciona diariamente das 18h30 às 19h.