Aproximadamente 700 pessoas compareceram ao clube de campo;
“alimento dos boiadeiros” foi preparado pela Comitiva Raiz do Sertão de Barretos
Parte da Diretoria “Respeito, Transparência e Responsabilidade”, do Campestre Clube, presente no evento
O domingo, 12, teve programação especial no Campestre Clube. A diretoria do “Respeito, Transparência e Responsabilidade”, preparou a 1ª Queima do Alho, reunindo cerca de 700 pessoas, entre associados e convidados, que saborearam o alimento típico dos boiadeiros. A comida foi preparada pela comitiva Raiz do Sertão, e ao longo do almoço, o evento foi animado pela dupla Ed Carlos & Rafael, com um repertório de clássicos sertanejos e músicas da atualidade.
No cardápio, arroz carreteiro, feijão gordo, churrasco e paçoca de carne seca batida no pilão. “A ‘queima do alho’ é o preparo da comida dos peões de boiadeiro das comitivas de transporte de boiada. Quando os boiadeiros se aproximavam do local onde a comida estava sendo preparada, sentiam o forte cheiro do alho sendo frito na panela e exclamavam: ‘o cozinheiro já está queimando o alho’, isto é, está cozinhando. Daí surgiu a expressão”, destacaram os coordenadores da Raiz do Sertão.
“Agradeço a todos os presentes e ao apoio da minha diretoria nesse grande dia para o Campestre Clube. É o primeiro de muitos eventos que estamos programando para nossos sócios e convidados”, destacou, na ocasião, o presidente José Ricardo de Carvalho. O almoço ainda contou com a participação do radialista e locutor J. Carvalho, que declamou alguns de seus poemas; por muitos anos, ele foi a voz oficial da Festa do Peão de Barretos.
João Paulo Martins falou sobre a tradição da Queima do Alho
Comitiva Raiz do Sertão no preparo do almoço: arroz carreteiro, feijão gordo, churrasco e paçoca de carne seca