Desde o dia 30 de agosto, quando teve início a programação em louvor à Nossa Sra. da Conceição Montesina, o Distrito de Aparecida está em festa e vem recebendo a visita de inúmeros fiéis, de toda a região. Em conversa com o Imparcial, o padre Sebastião, pároco do Santuário da Virgem Montesina, deu detalhes sobre a organização de mais uma edição da novena, mais uma vez com algumas restrições, devido à pandemia.
Sob o lema “Fé com Responsabilidade”, algumas medidas foram tomadas para que seja mais segura a participação de todos nas comemorações. Apesar da liberação da presença física de fiéis no Santuário, deve ser respeitado o distanciamento de um metro entre uma pessoa e outra, ou, entre uma família e outra. A garantia do lugar se dá por ordem de chegada.
Outro protocolo de segurança adotado refere-se à entrada no Santuário. Aqueles que desejam assistir às missas devem entrar pela porta central. Já aqueles que desejam apenas visitar a imagem da Virgem Montesina, devem acessar a Igreja pela ala ocidental.
Hoje, dia 3, a Santa Missa acontece às 19h30 e amanhã, às 19h. A partir de domingo, são acrescentadas à programação as Missas com os Romeiros, às 7h e 9h, além da Missa pelos Enfermos, às 15h, e Missa do 7º dia da Novena, às 19h.
No dia 6, a Missa do 8º dia da Novena será às 19h30 e a Santa Missa com os Romeiros às 23h. No dia 7, mais opções de horários são ofertadas. Às 5h, 7h e 9h Missa com os Romeiros, às 15h Missa pelos Enfermos, às 19h30 Santa Missa e 23h Santa Missa “Passagem da Festa”.
A programação do dia 8, dia da Virgem Montesina, conta com horários especiais. As missas começarão à 1h, horário em que muitos romeiros chegam ao Santuário, e acontecerão também às 6h, 8h30 e a Missa Solene com o bispo de Jaboticabal, às 10h30. Às 15h, será celebrada a Missa pelos Enfermos, e 18h, uma Carreata pelas ruas do Distrito.
Os dois dias que se sucedem também são simbólicos para os fiéis. Dia 9, em honra de São Sebastião, haverá Missas às 15h e 19h30. Dia 10, em celebração ao Divino Espírito Santo, acontecerá a Carreata às 18h e, logo após o retorno ao Santuário, a última missa desta 173ª edição da Novena acontece às 19h30.
Cabe ressaltar que, para aqueles que não se sentem seguros em assistir as celebrações presencialmente, há transmissões ao vivo pelas páginas do Santuário no Youtube e Facebook. Para aqueles que não conseguirem lugar na Igreja, haverá um telão na praça do Distrito por onde serão transmitidas as missas.
Outro tradicional ato em louvor à Virgem Montesina é a Romaria, que sempre possui forte adesão dos fiéis, e conta com apoio da Prefeitura Municipal, subprefeitura do Distrito, TEBE, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Guarda Civil. A Prefeitura de Monte Alto lançou um “Guia do Romeiro”, com informações sobre localização de pontos de apoio, mapa, dicas de saúde, horário de ônibus, entre outras também importantes. O guia está no site da prefeitura e também do jornal O Imparcial: www.oimparcialmontealto.com.br.
Alguns pontos de apoio aos Romeiros durante o trajeto são montados por voluntários, inclusive, como forma de agradecimento por alguma graça alcançada. A chegada ao Distrito também é amparada com o tradicional “Café aos Peregrinos”, oferecido pelo Santuário.
O padre Sebastião ressalta o convite para que os fiéis visitem o Santuário. “Não sendo possível neste momento, nos visite em alguma outra oportunidade, estamos de portas abertas todos os dias, das 8h às 15h. Ficaremos felizes em recebê-los”.