Hoje, pedimos licença à dona desta coluna, a querida Olga Porto, que segunda-feira, 30, completou mais um ano de vida, para ocupar seu espaço e dedicar-lhe palavras de gratidão e nosso desejo de felicidades.
Olga Porto, ou simplesmente Olga. Nome que significa sublime, assim como é tua poesia. Aqui, contas em rimas ricas dos teus versos, a vida e sua plenitude.
Se Olga significa sublime, Porto significa amparo, segurança, força, adjetivos que sempre deixaste transparecer a teus familiares, amigos e aos seus tantos alunos, na tua maneira firme, porém terna, com que ensinastes os vários ângulos transformados depois em muitas vertentes da vida. Sempre queridos por ti, nunca se esquecem de suas histórias, relembrando-as suas com saudade.
Escreves da presença e da saudade, dos pirilampos das noites de nossas serras. Da tristeza da partida e da alegria da chegada, do amor em sua infinita abrangência.
Oh, poetisa! Quanto bem-querer demonstras por este torrão que adotaste como tua terra, a tua Monte Alto querida, terra do sonho, sonhos de tua vida, muitos vividos nos carnavais de outrora, dos blocos de rua e do inesquecível Monte Alto Clube.
Seus versos falam de paixão, mesmo que no inconsciente de cada um de teus leitores. Poesias tuas que deixam claro que a gente tem e deve dividir as alegrias, nunca a tristeza. Do cantar das cachoeiras rolando lá na serra, formando uma corrente de amor, dos pássaros fazendo seus ninhos nas árvores em uma corrente de esplendor. Das Jaqueiras da praça que sempre foram para ti, poetisa Olga, um verdadeiro ninho de amor. E também, das marcantes Festas de Agosto.
E aqui para finalizar, eu, o colaborador deste semanário há quase 40 anos, Carlos Alberto de Alencar, que há tempos não a vejo pessoalmente, peço permissão ao poeta e digo: “Que saudade da Professorinha”…. professora Olga Porto, poetisa do Imparcial, está sempre em nossos corações.
E assim, com estas singelas palavras que brotaram do coração e foram escritas a várias mãos, estendemos a ti nossa homenagem.
Parabéns, querida Olga. Receba o abraço dos amigos do O Imparcial.