Matéria do site G1
Como forma de incentivar a imunização contra a Covid-19 e de atrair clientes, empresas de Ribeirão Preto (SP) têm concedido descontos em mercadorias e serviços a quem apresentar o cartão de vacinação.
Na empresa de Andrea Staciarini, que oferece serviços de limpeza e higienização, o cliente paga 10% a menos no valor total da compra. Segundo a gestora, a iniciativa surgiu há dois meses para ajudar a conscientizar as pessoas, e os resultados são positivos.
“Vacinar e ter um precinho menor é uma maneira de incentivar. Os clientes adoraram, aderiram. Eu penso que é o momento de a gente se unir, somar forças, para poder dar o melhor para o cliente. É uma preocupação nossa, enquanto rede, de transmitir saúde, conforto e qualidade de vida para os nossos clientes”, diz.
Incentivo e recuperação
Desde março de 2020, quando os primeiros casos de Covid-19 foram registrados em Ribeirão Preto, estabelecimentos de todo tipo passaram a ser afetados pela financeiramente.
Os fechamentos impostos por autoridades com o intuito de reduzir a circulação do vírus causaram desemprego e endividamento.
Agora, com o avanço da vacinação, a expectativa dos donos de estabelecimentos que conseguiram sobreviver à crise é que não haja novas restrições. Por isso, os descontos são uma oportunidade de recuperar o caixa e ajudar a controlar a pandemia.
“Passamos por períodos muito difíceis, porque foi só delivery. Nos primeiros cinco meses, fechados. Até psicologicamente, essa ação ajuda muito. É uma esperança”, diz o empresário Anderson da Costa Silva.
No restaurante dele, quem vai para comer um rodízio de comida japonesa ganha 15% de desconto se apresentar o cartão da vacina.
“Pensamos em algo que pudesse ser atrativo para a gente e também incentivar a vacinação. A gente viu uma politização muito grande, uns pró e outros contra, e a gente quer apoiar. A única saída para o comércio realmente é a vacinação.”
A campanha vale durante todo o mês de agosto e fez aumentar a procura pelo rodízio em 35%. Enquanto o dono comemora as vendas, o cliente vacinado utiliza a vantagem e agradece.