Em entrevista coletiva realizada hoje, dia 9, o Governo de São Paulo anunciou que o Estado voltará a fase vermelha do Plano SP a partir de segunda-feira, dia 12. A medida deve valer até o dia 18 de abril. A justificativa dada é que o esforço feito pela população ao respeitar as medidas de segurança e higiene, durante a fase emergencial, começou a mostrar resultados.
Embora existam algumas flexibilizações, algumas medidas de restrição continuam valendo. Cultos religiosos presenciais seguem proibidos e o toque de recolher das 20h às 5h será mantido. O governo também mantém a recomendação do teletrabalho e o escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria.
A restrição aos atendimentos presenciais de todos os serviços não essenciais segue valendo. As lojas de materiais de construção também podem retomar os serviços. Os restaurantes podem voltar a funcionar no esquema de take away, onde os clientes retiram os pedidos diretamente no estabelecimento.
A mudança também libera atividades presenciais nas escolas públicas e privadas, desde que autorizadas pela prefeitura, de forma gradativa e com limite de alunos. A frequência presencial não será obrigatória.
Os campeonatos esportivos voltam acontecer sem a presença do público e obedecendo todas as normas sanitárias.