A montealtense Adriana Basílio foi uma das vitoriosas na luta contra o Coronatírus, vírus causador da COVID-19. No dia 3 de abril, a equipe do Jornal O Imparcial juntamente à Alternativa TV esteve presente no hospital da Santa Casa de Monte Alto para acompanhar uma entrevista exclusiva de Adriana sobre a sua recuperação e os piores momentos que ela viveu no enfrentamento da COVID.
“Eu sentia a todo momento que eu ia morrer, porém quando eu estava entubada, eu não lembro de nada. Eu não fiquei nesse plano; eu fiquei em outro lugar, onde eu via as pessoas chorarem e muita gente orando e rezando por mim. Eu pensava: será que eu estou morta? Eu preciso voltar para as minhas filhas, meu marido e essa foi a hora que eu voltei”, conta ela. As enfermeiras ficaram o todo tempo ao lado de Adriana, mas a luta foi intensa durante esse período.
“As enfermeiras e os médicos cuidaram de mim a todo momento, perguntando se estava tudo bem, me dando forças, pedindo para que me animasse. Eu sabia que eu precisava voltar por conta das pessoas que precisam de mim. Os profissionais, mesmo perante o cansaço físico, não deixaram de cuidar de mim”.
Adriana também relatou sobre a sensação quando recebeu a notícia de que ia ser entubada “Eu estava sozinha, porque meu marido também contraiu a COVID. Primeiramente eu fiquei o dia todo tomando a medicação na veia e me colocaram para dormir no Pronto Atendimento porque não havia mais leitos nem aqui, nem na Unimed ou na região. Eu fiquei no quartinho sozinha e rezando. Eu tinha a sensação de que ia morrer o tempo todo e a dor é insuportável”, contou a paciente.
A paciente também comentou como foi se despedir do marido e pediu para que ele cuidasse das filhas por conta das complicações no momento em que ia ser entubada. “Eu sentia dor em tudo. Dói tudo. É uma dor horrível. Se as pessoas soubessem, elas iam ficar mais resguardadas dentro de casa, usariam máscara e obedeceriam às normas […] No dia de Páscoa é a minha saída e eu também vou renascer, vou ressurgir”, finalizou ela.
A médica Dra. Márcia Haddad também esteve presente e falou sobre a importância da vitória de Adriana para a equipe médica “Ela ficou 10 dias entubada; subiu para a UTI no dia 16 e no dia 28 veio para a enfermaria e está tendo uma recuperação excelente, com progressão e terá alta com todas as funções.
A enfermeira Ana Cláudia Fernandes, responsável pela UTI da Santa Casa de Monte Alto disse que “a fala da Adriana é muito gratificante embora todos estejamos exaustos, nós não deixamos transpassar o nosso cansaço para que eles tenham esperança. É muito gratificante e temos muito amor por todos os pacientes”, finaliza ela.
Adriana teve alta do hospital no domingo, 4 de abril, junto a outros três pacientes e agora segue sua vida normalmente, tomando os cuidados necessários, assim como todos os cidadãos. Com uma nova perspectiva de vida, Adriana volta para sua família e vê essa oportunidade como um renascimento e tem um sentimento de gratidão perante ter sobrevivido à dura experiência.