Diante da gravidade dos fatos e do aumento nos casos de COVID-19 em Monte Alto, as notícias na área da saúde continuam não sendo as melhores.
No final da tarde de sexta-feira, 19, de acordo com informação do presidente Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Vale, no Pronto Socorro havia três pessoas entubadas aguardando leitos de UTI, sendo duas pessoas delas com COVID e uma com outro tipo de comorbidade.
Já na manhã de sábado, a triste informação de mais um óbito registrado na cidade de paciente à espera de um leito de UTI. A pessoa aguardava por leito na UTI limpa (não COVID) e não resistiu enquanto esperava a vaga.
Este foi o terceiro caso de falecimento enquanto paciente esperava leito. No dia 9 de março, uma mulher, de 74 anos, aguardava uma vaga de UTI e não resistiu. Seu óbito por Covid foi confirmado nos dados do Boletim Epidemiológico divulgado pelo município no dia 10, data em que foi registrado o segundo óbito de pessoa à espera de uma vaga, um paciente com problemas hepáticos que também não resistiu enquanto aguardava vaga em UTI.
“Vale lembrar que ‘UTI limpa’ são leitos que não atendem pessoas com COVID, as alas são separadas e divididas, mas que, além de atender outros casos de doenças, muitas das vezes os pacientes deixam a UTI COVID por já não estarem mais transmitindo a doença e são encaminhados para a UTI limpa para dar continuidade ao tratamento”, explicou Daewison.