Minha Terra e sua Gente

Facebook
WhatsApp

Palácio
O Palácio da Praça tem Reis e Rainhas, a diferença é que os nossos Reis e Rainhas não são como os de outros Países, por exemplo, a Inglaterra, onde a Rainha tem poder mas não manda, não governa.
Aqui em nossa cidade como em outras deste Brasilzão a fora, como diria o sertanejo, os nossos Reis e Rainhas, governam sim, tem poderes, e bastante. Agora, a diferença existe porque não é como diz o padre no casamento”: até que a morte os separe”. Isso é ‘coisa para inglês ver’, os nossos Reis e Rainhas tem o seu tempo determinado no trono. Hoje funciona assim: uns ficam quatro anos, outros no máximo oito, tudo depende de como governam, é a lei e o tempo que o povo quer, porque é ele quem os coloca no trono, assim como também os tira.

Prisão de deputado foi necessária
A prisão do Deputado Federal Daniel Silveira, do P.S.L. do Rio de Janeiro, foi super necessária, não só pelo fato de ele ter feito vários ataques aos Ministros da Suprema Corte (S.T.F – Superior Tribunal Federal), porém, aí está inserida aquela história das entrelinhas, que muitas vezes passam despercebidas e que são tão importantes em nossas vidas e decisivas em nossas histórias. O deputado Daniel proclamou o AI5 meus leitores, a maioria dos jovens não sabem e não viveram estes momentos cruéis da nossa história. Mesmo muitos aqui do interior que tem até setenta anos, não sabem o que foi o ano de 1968 vivido sobre o regime militar, mesmo porque o interior é diferente.
Naqueles tempos, eu não havia chegado em Monte Alto e sim, em São Paulo, vindo do Nordeste. Lá na capital, geralmente, a gente não podia se reunir com amigos para fazer um churrasco, por exemplo, com raríssimas exceções, pois, a Polícia fosse Militar ou do Exército ou ainda a temida Patrulha Bandeirantes, comandada pelo terrível Delegado Fleury chegava e já conduzia tu para algum lugar e se fosse jornalista ou militante político de esquerda, sindicalista, estava lascado.
Com isso, entre muitas besteiras que o Deputado falou, essa foi a pior. Talvez, ele por ser jovem, nem saiba o que é o AI-5 e tampouco as consequências de sua implantação para a Democracia e os danos que causaria à população.

 

Fracos Devaneios
Fiquei quase quatro anos solicitando à administração municipal passada que conseguisse um local, que fosse da Prefeitura, para se construir um Canil, pois, sendo público se poderia investir nos deputados e assim trazer verbas para a sua construção e até manutenção. Embora o prefeito da época tenha acertado em criar um departamento para levantar os bens públicos do município que ninguém sabia onde estavam, os animais foram deixados de lado, tanto que a atual administração em pouco tempo, dias até de trabalho, já projeta a construção.
Como diria o presidente Bolsonaro, ‘terrivelmente municipal’. Ou seja, os meus pedidos para o ex-prefeito, sem querer ofender, soaram como fracos devaneios, nada mais do que devaneios.

A Cobrança virá, não a cavalo como antigamente
As pessoas, neste carnaval, se aglomeraram como nunca, mais até que no Natal, e em sua maioria, jovens. Irresponsáveis, com certeza, levaram o Coronavírus para dentro de suas casas e infectaram seus pais, avós e a conta virá, infelizmente; não para eles mas para os inocentes e impotentes idosos.
Vi um vídeo, no qual o jovem deveria estar bêbado e drogado, gritando: – me entuba Dr., quero ser entubado. Coitado não sabia o que falava, nem as consequências do que isso representa nos dias de hoje em que estamos vivendo um momento crucial com o aumento da contaminação e das mortes por este vírus letal. E a resposta será rápida, não será a cavalo como se falava antigamente, virá em forma de internet, instantaneamente.

 

Você sabia?
Que muita coisa que a Prefeita Maria Helena Rettondini, mesmo que queira fazer, não vai conseguir. Aí muitos falarão: – mas prometeu e daí não vai poder? As leis não deixam, e muitas mudanças ocorreram, tornando impossível!
Por exemplo, vários cargos criados por administrações passadas tiveram que ser extintos. Agora, cargos de confiança é outra coisa, podem ser criados, desde que aprovados pelo Legislativo, porém, para ocupa-los, as pessoas precisam preencher os requisitos exigidos pela Lei vigente.

Não vai ser fácil para os concorrentes
Pelo andar da carruagem da política Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro não será fácil para seus concorrentes em 2022. Olhando para o atual cenário, vejam só o que aconteceu: Ele conseguiu rachar o DEM, aproximou-se e abraçou o Centrão que foi montado nos anos 80 sob as bênçãos da oração de São Francisco “Que é dando que se recebe”, o que aliás, diga-se de passagem, o candidato Bolsonaro dizia na campanha de 2018 que jamais se aproximaria do Centrão, porém, Política não é bem assim.
Embora costume dizer ‘terrivelmente Evangélico’, Bolsonaro teve que se apegar ao santinho para poder governar. E assim muitos outros que chegaram lá no grande Palácio de Brasília e tiveram que fazer a mesma coisa.
Exemplo disso é a recente eleição da mesa, principalmente da Câmara Federal.
Aliás, eu estava me esquecendo, São Francisco é o protetor dos animais, e o homem é o pior deles, porque é racional. Sabe pedir, e como sabe brigar quando seus interesses não são alcançados. Bolsonaro tem a seu favor uma esquerda desorganizada, cheia de caciques fracassados, desunidos, e o centro esquerda, que é só vaidade e bate cabeça.
Enquanto o atual presidente está aprendendo fazer política e trocando o enfrentamento pelo diálogo, embora não seja seu forte nem tão pouco o que ele goste, já está aprendendo que o Palácio não é Quartel.

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez