A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma nota alertando a população e as autoridades acerca de vacinas falsas contra o COVID-19 na internet. A organização tomou conhecimento dos fatos por meio da mídia e a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso.
No último domingo, 17, a Anvisa avaliou e aprovou os resultados apresentados pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) para os respectivos imunizantes. Além disso, há regras no que diz respeito à aplicação das vacinas, destinada primeiramente aos profissionais da saúde e indígenas.
Ainda, de acordo com a organização, “é preciso ressaltar que somente empresas devidamente certificadas pela Anvisa e licenciadas pela autoridade sanitária local poderão, quando for o caso, distribuir, fabricar, importar, transportar e aplicar as vacinas de COVID-19 autorizadas. No caso de vacinas importadas, a norma sanitária prevê que a empresa importadora é responsável pela qualidade, eficácia e segurança dos lotes importados das vacinas”, sublinha a nota da Anvisa.
A Anvisa pede encarecidamente que as denúncias sejam feitas através da ouvidoria, no endereço www.10.anvisa.gov.br/ouvidoria, caso sejam identificadas comercializações de medicamentos irregulares sem registro ou autorização do órgão.