Hoje falaremos sobre a nossa história. É comum as pessoas ficarem curiosas quanto ao arquivo do cartório, ficam surpresas quando descobrem que há escritura desde antes de 1900. São poucos o que sabem que todo o ato lavrado em cartório, que é documento público, fica para o resto da vida na serventia.
Cada cartório na cidade carrega a história de Monte Alto e de seus munícipes, desde o nascimento até o fim da vida. No Primeiro Tabelionato de Notas há arquivado inúmeras escrituras, cada uma com a sua importância, seja essa particular ou pública, como por exemplo, a transferência do terreno onde hoje se encontra instalada a escola “Zacharias”.
A cerimônia de posse e instalação do Município de Monte Alto foi em 08 de fevereiro de 1896, e no dia seguinte, 09 de fevereiro de 1986, Herculano Bueno do Livramento, o primeiro juiz de paz de nossa cidade, assinava o termo de abertura do primeiro livro onde seriam lavrados as escrituras e demais atos notariais. A história do cartório em Monte Alto era iniciada.
Desde Herculano do Livramento, o cartório contou com vários tabeliães. Ouço algumas pessoas falarem com muito carinho sobre o José Rodolfo Denadai, último tabelião antes da mudança que a Constituição Federal de 1988 trouxe para o mundo notarial. O primeiro tabelião concursado a assumir esta serventia foi o senhor João Carlos Martins, meu antecessor, que foi o responsável pelo tabelionato até 2016, ficando o cartório vago até 2020, ano em que eu o assumo.
Você tem alguma dúvida sobre os serviços notariais? Entre em contato com esta coluna pelo e-mail: primeirotabeliaomontealto@hotmail.com